Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Agência Correio
Publicado em 24 de julho de 2025 às 10:21
Nossa planeta já foi habitado por serpentes de dimensões impressionantes. Enquanto hoje as maiores são pítons e sucuris, há milhões de anos existiam verdadeiros monstros que reinavam absolutos em seus ecossistemas.
>
A temida titanoboa habitava as florestas da América do Sul há 60 milhões de anos. Com 14 metros de comprimento e mais de uma tonelada, ela seria hoje capaz de engolir uma moto, mas se alimentava de peixes ou crocodilos.
>
Esta víbora pré-histórica poderia atingir três metros e pesar até 26 quilos. Poucos fósseis foram encontrados na Grécia, mas revelam a maior cobra venenosa conhecida.
>Cobra
Vivendo no Cretáceo, esta cobra de três metros e meio se alimentava de ninhos de dinossauros. Seu fóssil foi encontrado junto a ovos de saurópodes, comprovando sua dieta peculiar.
>
Com até seis metros, a Wonambi viveu há apenas 50 mil anos na Austrália. Assim como a píton, era constritora e pode ter inspirado a Cobra Arco-Íris da mitologia aborígene.
>
Esta serpente aquática de 12 metros era significativamente mais rápida que cobras modernas. Seu metabolismo acelerado a tornava temível predadora nos oceanos pré-históricos.
>
Mudanças climáticas e alterações nos ecossistemas levaram à extinção desses gigantes. Seu legado permanece nos fósseis e no imaginário humano sobre criaturas colossais.
>