Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Caetano Veloso homenageia Preta Gil com música de Gilberto Gil em festival no Rio

Durante apresentação no Festival de Inverno, cantor emocionou o público ao lembrar da artista

  • Foto do(a) author(a) Heider Sacramento
  • Heider Sacramento

Publicado em 4 de agosto de 2025 às 07:07

Caetano homenageia Preta Gil com música de Gilberto Gil no Rio
Caetano homenageia Preta Gil com música de Gilberto Gil no Rio Crédito: Reprodução/Instagram

O cantor e compositor Caetano Veloso emocionou o público neste domingo (3) ao prestar uma homenagem à cantora Preta Gil, durante seu show no Festival de Inverno do Rio de Janeiro. A artista, filha de Gilberto Gil, morreu em 20 de julho, aos 50 anos, após enfrentar um câncer no intestino. Caetano, que foi casado com a tia de Preta e era considerado um segundo pai por ela, escolheu a canção Cantiga de Ninar Moreno, composta por Gil, para marcar o momento.

Ao se dirigir à plateia, Caetano relembrou a despedida da artista no funeral: “Pensando em Preta Gil! Gilberto Gil no funeral de Preta cantou uma canção que eu vou cantar aqui e que é uma canção que nenhum de nós gravou, mas que é uma expressão íntima de nossa vida em família”, disse o cantor antes de interpretar a música.

Caetano Veloso e Preta Gil por Reprodução

A escolha da faixa tem um significado especial. Cantiga de Ninar Moreno foi composta por Gilberto Gil para seu filho Moreno e, segundo Caetano, também fazia parte do universo afetivo compartilhado entre a família Veloso-Gil. A apresentação gerou comoção entre os presentes no evento, que acontece na Marina da Glória, e reforçou o vínculo entre duas das mais importantes famílias da música brasileira.

No dia da morte de Preta, Caetano já havia publicado um texto comovente em suas redes sociais. “Pretinha se foi aos 50. Choro desde que soube. Ela era uma das pessoas mais queridas para mim, desde criancinha. Veio muito em minha cabeça a minicanção de Gil sobre Moreno e ela (que eram primos carnais). Muito difícil aguentar. Penso em Gil. Penso em todos. Nem consigo dizer o que sinto”, escreveu. O gesto de Caetano no palco transformou o festival em um espaço de memória e afeto, unindo arte e luto em homenagem a uma figura querida da cultura brasileira.