Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Campeã do BBB 13 revela luta contra doença autoimune: 'Doente todos os dias'

Fernanda Keulla desabafou sobre o desafio de conviver com a síndrome de Sjögren

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 8 de julho de 2025 às 16:38

Fernanda Keulla
Fernanda Keulla Crédito: Reprodução / Instagram

A campeã do Big Brother Brasil 2013, Fernanda Keulla, fez um desabafo sobre sua saúde e revelou que vive com uma doença autoimune. A famosa contou que conviveu com dores a vida toda e era frequentemente hospitalizada, mas não tinha um diagnóstico fechado. As críticas, segundo ela, eram constantes: “Você não termina nada que começa”, “vai se benzer”, “você não se concentra”.

Após uma longa jornada de investigação e diversas consultas médicas, ela descobriu que sofria de uma condição em que o corpo ataca a si mesmo. “Demorei a perceber que estar doente todos os dias não era normal”, contou Fernanda em vídeo compartilhado no Instagram. O diagnóstico foi fechado com a ajuda de um reumatologista: Síndrome de Sjögren, uma doença crônica onde o corpo ataque suas glândulas, especialmente as salivares e as lacrimais.

Fernanda Keulla por Reprodução / Instagram

“É uma doença rara, mas tratável. Os sintomas principais são secura nos olhos e na boca, que no meu caso eram considerados secundários, o que atrasou ainda mais a identificação do problema”, explicou.

A resposta foi encontrada após a influenciadora visitar diversos especialistas, tentar tratamentos alternativos e até utilizar suplementos que não surtiam efeito. Foi através de um exame de sangue em que Fernanda apresentou alterações significativas nos anticorpos que os médicos suspeitaram que se tratava de uma condição autoimune.

Aos 39 anos, a apresentadora afirma estar em um momento de superação. Em tratamento, ela comemorou a melhora significativa de seus exames. “Graças a Deus e à Medicina, meus exames estão maravilhosos”, celebrou. Fernanda decidiu tornar público seu diagnóstico não apenas como um relato pessoal, mas como forma de conscientização: “Esse relato não é só para dividir o que estou vivendo, mas também serve como um alerta para quem sente sintomas parecidos e ainda não teve um diagnóstico.”