Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cenas de beijo de 'Superman' são censuradas: 'Excessivamente sensuais'

Longa foi cortado na Índia por conselho que regula material que vai aos cinemas

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 16 de julho de 2025 às 13:53

Cena de beijo de
Cena de beijo de "Superman" Crédito: Divulgação

O longa "Superman" (2025) chegou aos cinemas da Índia com alguns segundos a menos. Duas cenas de beijos do herói com a jornalista Lois Lane foram censurados pelo Central Board of Film Certification (CBFC), instituição governamental responsável pela classificação etária dos filmes no país. A informação foi divulgada pelo site da revista Variety.

As remoções das cenas de beijo entre os personagens de David Corenswet e Rachel Brosnahan foram atribuídas a um suposto "excesso de sensualidade" pelas autoridades indianas. Ao todo, foram cortados 33 segundos do longa do cineasta James Gunn. Recentemente, o filme "F1" foi lançado no país com um emoji adicionado no momento em que um dos personagens mostra o dedo médio.

Cena de beijo de "Superman" por Divulgação

De acordo com a Variety, após os cortes, "Superman" foi lançado na Índia com classificação recomendada para maiores de 13 anos. No Brasil, a classificação indicativa é para maiores de 14 anos.

A censura aos beijos revoltou fãs e atores indianos. Vários internautas julgaram a decisão hipócrita e retrógrada. “Isso é RIDÍCULO!!!”, exclamou a atriz indiana Shreya Dhanwanthary no X. "Essa deveria ser a última das nossas preocupações, mas ninguém tem mais nada mais importante para fazer?", completou.

"Eles permitem cenas de violência e assédio, mas não permitem um beijo consensual em um filme inspirado em uma história em quadrinhos", escreveu outro.

"Eles querem que a gente vá ao cinema e querem que a gente pare de piratear conteúdo. Eu não entendo. Por que tornar a experiência de ir ao cinema tão horrível? Por que vocês estão tomando decisões por nós, adultos? Deixem a gente decidir o que quer assistir! Deixem a gente decidir o que fazer com nosso tempo e dinheiro", escreveu um usuário do X.