Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Como saber qual o seu orixá de cabeça? Mãe de santo explica

Para as religiões de matriz africana, cada pessoa já nasce sendo filha de um orixá

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 30 de setembro de 2025 às 18:20

Representação dos 12 orixás principais
Representação dos 12 orixás principais Crédito: Reprodução

Divindades cultuadas pelas religiões de matriz africana, os orixás são vistos como guardiões de cada pessoa, dando orientações, abrindo o caminho e mesmo influenciando na personalidade de cada um durante a vida. Para os cultos de Candomblé e de Umbanda, nascidos no Brasil a partir de religiosidades já presentes em África, cada pessoa já nasce escolhida por um orixá que gere o seu Orí, ou sua cabeça. 

Mas, como saber de qual orixá se é filho? Não é tão simples saber essa resposta e não basta olhar para características de personalidade do indivíduo e muito menos só para a data de nascimento. O CORREIO conversou com a Ialorixá Dayanna Dotto, do terreiro Egbé Ode Bi Omin, para saber um pouco mais sobre o processo de descoberta do orixá de cabeça de uma pessoa. 

Oxalá por Reprodução

Todos são filhos de um orixá

Dayanna explicou que todas as pessoas têm um orixá de cabeça, ou seja, são filho de uma das divindades cultuadas na matriz africana. Porém, para saber de qual orixá se é filho é necessário procurar um zelador — forma como também é chamada um babalorixá ou ialorixá— para um jogo de búzios e para outros trabalhos espirituais que aproximarão a pessoa do seu santo, revelando o seu orixá de cabeça.

"Quando você nasce não é você que escolhe o orixá, o orixá que já te escolhe dentro do ventre da sua mãe. Quando você cresce começam a aparecer características de pessoas de um determinado orixá. Para saber, você precisa procurar a orientação de um zelador para que ele abra o jogo de búzios para saber a qual orixá pertence a sua cabeça, qual é esse orixá que te escolheu e se manifesta na sua vida", destacou a mãe de santo. 

Para Dayanna, tudo tem a ver com disposição e fé para buscar se conectar cada vez mais com seu orixá. "Você precisa procurar uma casa de axé se aproximar do seu santo. O orixá é tipo um guardião que nos colhe dentro do ventre, para nos proteger, nos guiar para um caminho de paz, um caminho de luz e um caminho de harmonia. Esse é o seu primeiro prazo para você descobrir qual orixá você pertence", afirmou a Ialorixá.

Para ter certeza do orixá só se iniciando?

Por mais que seja comum ouvir no meio do axé que só se sabe realmente de qual orixá se é quando a pessoa se recolhe para fazer o santo— o que significa se iniciar na religião em um processo de renascimento para o orixá — Dayanna afimou que não é bem assim. De acordo com a zeladora, a divindade que é dona da sua cabeça pode se mostrar logo em um primeiro jogo de búzios, que é uma consulta a um oráculo, ou somente ficar mais clara através de outros processos dentro do terreiro como o Obí e o Borí. Estes dois processos têm a função de alimentar a sua cabeça e te conectar mais com o seu santo. 

"Pode acontecer que um orixá se manifeste no jogo de búzio por ser seu orixá de cabeça ou por exemplo por ser herança de alguém da sua família que precisa ser cuidado. Então, para que o seu orixá se manifeste, existem etapas. Tem vezes que você precisa fazer uma limpeza, porque as vezes a negatividade da vida vem tirando o seu orixá de próximo a você para que o jogo identifique qual o seu orixá que é o dono da sua cabeça", detalhou. 

Por fim, ela ressaltou que nem sempre basta o jogo de búzios para essa descoberta espiritual, mas que este é o primeiro passo. "Sendo assim, nem sempre o orixá que se manifesta no jogo de búzios é o seu orixá de cabeça. É por isso que muitas vezes se fala que você só sabe que santo você senta no aperê [iniciação], porque muita coisa pode mudar. Porém, também não é apenas na iniciação que se sabe o orixá, existem outros processos também como um Obí, como um Borí, que alimentam a cabeça e dão força para que o seu orixá de frente, seu orixá de cabeça, se manifeste". 

Tags:

Axé