Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Conheça os 5 exercícios simples que fortalecem e definem o corpo

Redescubra seu corpo com exercícios simples e poderosos em casa

  • Foto do(a) author(a) Agência Correio
  • Agência Correio

Publicado em 13 de agosto de 2025 às 12:30

Pilates na parede: consciência corporal em foco
Pilates na parede: consciência corporal em foco Crédito: Imagem gerada por IA

O pilates de parede está redefinindo a forma como muitas pessoas se exercitam, oferecendo um método acessível para fortalecer o corpo. Essa técnica, que rapidamente se tornou popular, usa a parede como apoio para proporcionar mais equilíbrio e uma profunda consciência corporal.

Ideal para quem busca uma rotina de exercícios flexível, esta prática não exige investimento em aparelhos caros. Apenas a interação entre o peso do seu corpo e a estabilidade da parede é suficiente para moldar músculos, corrigir a postura e aperfeiçoar a respiração.

Mantendo a essência do pilates original, incluindo a fluidez dos movimentos e o foco na centralização, o método se adapta perfeitamente ao ambiente doméstico. Segundo o portal UOL, a execução correta, mesmo os exercícios mais simples geram ganhos reais em mobilidade e equilíbrio.

O pilates ajuda a manter o peso saudável e a prevenir doenças crônicas (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock) por Imagem: Prostock-studio | Shutterstock

Por que praticar em casa?

A conveniência de treinar em casa é um grande atrativo do pilates de parede. Assim, você otimiza seu tempo e insere o cuidado com o corpo na rotina diária sem grandes deslocamentos. Ele é uma ferramenta para saúde e bem-estar, acessível a todos.

Antes de iniciar, use calçados com boa aderência ou meias antiderrapantes, já que a superfície da parede pode ser escorregadia. Pessoas com condições preexistentes na lombar ou cervical devem adaptar os exercícios ou consultar um especialista antes de começar.

Conheça os exercícios chave

Para começar, experimente a Ponte com apoio: deite-se de costas para a parede, com os pés apoiados, e eleve o quadril, alinhando ombros e joelhos. A Prancha com pés na parede fortalece o abdome de forma isométrica, garantindo estabilidade central do corpo.

O Agachamento guiado se faz com as costas na parede, descendo até as coxas ficarem paralelas ao chão. Na Flexão de braço, apoie as mãos na parede e execute o movimento de flexão controlada. Para o Abdominal, deite-se com pés na parede e eleve o tronco.

Alguns exercícios de pilates de parede demandam força e estabilidade consideráveis, que nem sempre são desenvolvidas em iniciantes. A ausência de preparo adequado pode, de fato, causar lesões. Se você não tem experiência ou encontra dificuldades, procure um profissional.