Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Roberto Midlej
Publicado em 27 de novembro de 2023 às 05:00
Os looks em amarelo ouro, azul royal e vermelho foram os primeiros a aparecer na passarela da nona edição do Afro Fashion Day, no sábado (25), no Terreiro de Jesus. O desfile promovido pelo jornal CORREIO era dividido em três blocos, nesta ordem: Realeza, Etnia e Afrofuturismo. >
Pouco antes de os modelos chegarem, Vovó Cici, contadora de histórias afro-brasileiras, de 83 anos, lembrou que a Bahia tem a maior quantidade de negros fora da África, que a população africana é múltipla e diversa, e que para entender as origens de um povo é preciso conhecer a arte, música, cores, tecidos e tranças. A cantora baiana Nara Couto abriu os caminhos para os 75 modelos que usaram looks de 41 marcas baianas.>
Um dos primeiros a pisar na passarela foi o DJ Amar Mansoor, 44 anos, homem negro e natural dos Estados Unidos. “Foi um amigo quem me provocou. Ele apostou R$ 50 dizendo que eu não seria capaz de entrar no Afro Fashion Day. Eu aceitei o desafio, fiz a seletiva na Estação de Metrô da Rodoviária e passei. Ganhei os R$ 50 e ainda estou na passarela”, contou, provocando gargalhadas dos colegas.>
Bem mais nova que Mansoor, Brendha Vila Verde, 19 anos, no entanto, é muito mais experiente que ele: encarou a passarela do Afro Fashion Day pela terceira vez, mas disse que mesmo sendo veterana estava nervosa.>
Brendha Vila Verde,
que desfila pela terceira vez no AFDNa plateia, Heloísa Souza, de 10 anos, era uma das mais empolgadas. Ela aplaudiu os modelos e cutucou a mãe todas as vezes em que via algo que chamava a atenção na passarela. “Adorei o cabelo de uma das meninas e a roupa de um menino. Teve um vestido amarelo que uma menina usou que era bonito demais. Muito criativo”, disse a pequena.>
Etnia>
O bloco Etnia trabalhou com as cores marrom, azul celeste, verde bandeira e laranja. Já o último, Afrofuturismo, vestiu os modelos de amarelo neon, laranja neon, rosa neon e verde neon. Os looks foram diversos, como é o continente africano, e muitos lembraram na tonalidade e nos detalhes as savanas, o pôr do sol, o céu alaranjado, as matas e a terra de África.>
O Afrofuturismo foi a temática trabalhada pelo design de moda Déco Sodré, que assina a marca de mesmo nome. Segundo o profissional, o Afro Fashion Day estimula os estilistas a pensarem novas formas e estruturas. “Esse desfile é importante não apenas para quem está trabalhando, mas também para quem está assistindo e se sentindo representado. É levar a nossa cultura, das nossas raízes, para o mundo”, disse.>
Música>
O desfile teve trilha sonora baiana de diferentes épocas, com repertório selecionado por Telefunksoul. Houve também apresentações artísticas de Majur e MC Áurea Semiséria, além do coreógrafo Zebrinha, convidado para desfilar.>
Zebrinha,
coreógrafo que desfilou no AFD a convite da organizaçãoCom direção de cena de Dam Fernandes e Gil Alves, um dos momentos que cativou o público foi a intervenção artística de Nildinha Fonseca, Larissa Pinto e Luana Pinto. Com espadas de Oxóssi na mão, elas fizeram performance de dança em homenagem aos ibejis enquanto looks eram desfilados na passarela.>
Na passarela do Afro Fashion Day 2023, MC Aurea Semiséria ( @carretadaonze ), de Cajazeiras, falou sobre uma pesquisa inédita sobre “Dismorfia Financeira”, de will Bank. O estudo, que teve seus dados traduzidos na roupa vestida pela MC, expõe o abismo financeiro existente entre homens brancos de classe alta (AB) e mulheres pretas e pardas de baixa renda (classe DE). >
Entre os dados que mais chamam atenção na pesquisa está o fato de que quase 10% das pessoas pretas sentem tristeza ao lidar com dinheiro, enquanto nove em cada dez brasileiros (90%) não conseguem comprar tudo o que precisam e não contam com reservas que permitam fazer planos e pensar no futuro. Seis em cada 10 mulheres pretas (61%) da classe D e E utilizam palavras negativas para descrever sua situação financeira. Clique aqui e leia mais sobre a dismorfia financeira.>
O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio da Vult, Bracell e will Bank, apoio do Shopping Barra, Salvador Bahia Airport, Wilson Sons e Atacadão, apoio institucional do Sebrae e Prefeitura Municipal de Salvador e parceria do Clube Melissa.>