MÚSICA

Álbum de Tom Zé que celebra a língua brasileira ganha edição em vinil

A edição comemorativa apresenta o repertório completo do disco, lançado originalmente em junho de 2022

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 3 de maio de 2024 às 16:58

tom zé premiado na Itália
Tom Zé premiado na Itália Crédito: Divulgação

O álbum “Língua Brasileira”, do baiano Tom Zé, um dos compositores e arranjadores mais originais e ativos da música popular brasileira, acaba de ganhar uma versão em vinil. A edição comemorativa apresenta o repertório completo do disco, lançado originalmente em junho de 2022, além de um encarte com as letras das canções e textos de Danilo Santos de Miranda e do próprio Tom Zé.

Com um setlist formado por 10 canções, o álbum é fruto de uma parceria entre o músico e o diretor teatral Felipe Hirsch e se propõe a investigar a língua e a cultura brasileiras, celebrando suas especificidades e riquezas. O resultado são obras como “Hy-Brasil Terra sem Mal”, inspirada na crença tupi-guarani da “Terra sem Mal” e na mitológica ilha que figura na cultura celta, denominada Hy-Brasil; e “Pompeia – Piche no Muro Nu”, nascida do espanto do músico com a descoberta dos registros de pichações em latim vulgar nas paredes da cidade de Pompeia, na Itália.

Inicialmente, o LP especial tem venda exclusiva na loja virtual do Sesc, mas também será comercializado nas lojas das unidades Avenida Paulista, Pinheiros, Pompeia, Vila Mariana e 14 Bis.

Vinil de Tom Zé Crédito: Reprodução