AÇÃO BENEFICENTE

Quadro pintado por Rita Lee há mais de 25 anos vai a leilão no RJ

Pintada por Rita Lee em 1979, quadro entrará em leilão em ação beneficente

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, O Povo
  • Rede Nordeste, O Povo

Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 19:05

Tela pintada pela cantora Rita Lee vai a leilão
Tela pintada pela cantora Rita Lee vai a leilão Crédito: Reprodução/Instagram

Um quadro pintado por Rita Lee (1947-2023) há mais de 25 anos será vendido em leilão no Rio de Janeiro neste domingo, 4. A ação é beneficente e irá ajudar o Retiro dos Artistas na cidade.

O evento acontecerá no restaurante La Fiorentina, local conhecido pelo reduto da boemia e artistas do Rio de Janeiro. Além do leilão da tela de Rita, haverá bate-papos com os jornalistas Galvão Bueno e Arnaldo Cezar Coelho sobre futebol e vinhos.

Filho de Rita Lee recria voz da cantora com IA

João Lee, um dos filhos de Rita Lee, declarou que criou um modelo de inteligência artificial (IA) com a voz da mãe. A cantora morreu em maio deste ano, aos 75 anos de idade, em decorrência de um câncer no pulmão.

“Peguei 50 músicas dos meus pais, da metade dos anos 70 até os dias atuais e isolei os vocais da minha mãe. Cortei cada a capella em várias partes, carreguei e rodei todos os áudios num modelo de inteligência artificial no meu computador. Demorou quase um dia inteiro para rodar o software, mas consegui criar um modelo da voz dela em IA”, detalha o produtor musical em publicação no Threads.

Filho da Rainha do Rock com o músico Roberto de Carvalho, João revelou, ainda em 2023, que passou semanas trabalhando na ferramenta que pode emular a voz da artista. “Ainda precisa de ajustes, mas o resultado é impressionante. Incrível como a tecnologia para áudio e música avança”, conta.