Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Apresentado e regularizado, Cantalapiedra admite que ainda busca forma ideal: ‘Não estou 100%’

Embora já esteja registrado no BID e possa estrear com a camisa do Vitória, atacante espanhol diz não estar totalmente preparado

  • Foto do(a) author(a) Pedro Carreiro
  • Pedro Carreiro

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 17:24

Apresentação de Aitor Cantalapiedra
Apresentação de Aitor Cantalapiedra Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

Diante da necessidade de reforçar o elenco e das limitações financeiras, o Vitória optou por investir em nomes pouco conhecidos do mercado europeu nesta janela de transferências. Entre as seis contratações realizadas até o momento, uma das que mais chamou atenção foi a do atacante espanhol Aitor Cantalapiedra, que já passou por clubes como Barcelona, Villarreal, Sevilla e Panathinaikos.

Após uma boa temporada no futebol do Chipre, onde marcou 14 gols em 35 partidas pelo AEK Larnaca, o jogador de 29 anos chegou ao clube sem custos e assinou contrato até junho de 2027. Há cerca de três semanas, vem treinando na Toca e, nesta sexta-feira (1º), teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, ficando oficialmente apto a estrear pelo Vitória. Entretanto, em sua apresentação oficial, admitiu ainda não estar em plena forma física.

“Sei que é uma grande responsabilidade jogar pelo Vitória. Sei que se espera muito de quem vem da Europa. Mas preciso dizer que não estou 100%. O primeiro que vai exigir 100% de mim sou eu, sei que a torcida vai reclamar, vão pedir mais. Sei como funciona, estou há muitos anos no futebol, estou acostumado e isso é o que me motiva. Estou preparado para o desafio”, disse Cantalapiedra em entrevista coletiva.

Com a torcida Colossal demonstrando grande expectativa para vê-lo em campo, principalmente por ainda não conhecerem bem seu estilo de jogo, Cantalapiedra comentou sobre suas características. Formado em La Masia, centro de formação do Barcelona, o espanhol afirmou que pode atuar em diferentes funções no setor ofensivo, embora tenha preferência por jogar de forma mais centralizada.

“Posso jogar nas três posições atrás do atacante. Eu gosto mais de jogar por dentro, é onde me sinto mais cômodo. Mas também me sinto bem jogando aberto, posso jogar em todas as posições, pude fazer isso no Barcelona. Eles te ensinam a entender todas as posições. É uma característica que me ajuda na adaptação”, destacou.

Apresentação de Aitor Cantalapiedra por Victor Ferreira/EC Vitória

O atacante também revelou detalhes sobre sua negociação com o Vitória e ressaltou o papel fundamental do executivo de futebol do clube, Gustavo Vieira, para que o acerto fosse concretizado.

“Estava em Barcelona com minha família e meu agente me falou da possibilidade de jogar no Brasil, no Vitória. No primeiro momento eu não pensava em mudar de continente. É um grande passo para mim e minha família. O Gustavo queria falar comigo e eu estava disposto a ouvir, não podemos fechar as portas para nada. Eu fiquei encantado em falar com ele. Ele sabia como eu jogava, sabia meus pontos fracos e fortes. Essa é uma das razões. Eu só precisei falar com ele uma vez para saber que o Vitória era o melhor para mim”, contou.

Vivendo sua primeira experiência fora da Europa, Cantalapiedra ainda está em fase de adaptação, mas já começa a se entrosar com os novos companheiros e a conhecer melhor a cidade de Salvador.

“Estou muito feliz. Não deu para ver muito de Salvador porque tenho treinado muito, procurando casa para a minha família. Já saí para jantar com alguns companheiros, estou conhecendo eles. Temos aqui um bom ambiente, um bom grupo, com grandes jogadores. Espero que a gente possa conseguir nossos objetivos”, projetou.

Aitor e o restante do elenco do Vitória treinaram na manhã desta sexta-feira, no CT Manoel Pontes Tanajura, dando sequência à preparação para o confronto contra o Palmeiras, neste domingo (3), no Barradão, às 18h30, pela 18ª rodada do Brasileirão. A equipe volta aos trabalhos na manhã deste sábado, quando finaliza os ajustes para enfrentar o Verdão.

Assim como Cantalapiedra, os recém-chegados Rúben Ismael e Romarinho devem ser relacionados para a partida. No entanto, apenas o brasileiro tem boas chances de iniciar entre os titulares. Já os estrangeiros, se forem utilizados, devem sair do banco de reservas. Além deles, o meia Erick, retornando de suspensão, e o zagueiro Neris, recuperado de lesão, reforçam a equipe. Por outro lado, Matheuzinho, com um problema físico, deve ser desfalque para o duelo.