Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Bahia retorna aos jogos da EA Sports com escudo, uniformes e jogadores licenciados

Após mais de uma década fora da franquia, clube volta ao jogo da EA com atletas reais no FC Mobile

  • Foto do(a) author(a) Pedro Carreiro
  • Pedro Carreiro

Publicado em 5 de fevereiro de 2026 às 17:26

O Bahia está no EA FC Mobile
O Bahia está no EA FC Mobile Crédito: Divulgação/ECB

O Esporte Clube Bahia está de volta ao universo dos videogames de futebol. Em parceria anunciada com a Electronic Arts, por meio do EA SPORTS FC, o clube passa a integrar novamente a plataforma do game, marcando um momento simbólico tanto para o Tricolor quanto para a presença do futebol brasileiro na franquia.

Inicialmente, o Bahia estará disponível no EA SPORTS FC Mobile, versão voltada para dispositivos móveis. A novidade representa o retorno de atletas brasileiros licenciados ao jogo após mais de uma década de ausência — a última edição com jogadores do país havia sido o FIFA 16, lançado em setembro de 2015.

Desde 2016, entraves legais ligados à Lei Pelé exigem a negociação individual dos direitos de imagem de cada atleta, o que dificultou a presença dos times nacionais. Em outras ligas, como a inglesa, esses direitos são geridos coletivamente, reduzindo a burocracia, facilitando o processo.

Com o novo acordo, uniformes e escudos oficiais do Bahia permanecem disponíveis no modo Meu Time, agora acompanhados de jogadores autênticos do elenco. Os atletas passam a integrar grupos específicos para o Draft dentro do FC Mobile a partir do evento especial GINGA. Os conteúdos começam a ser disponibilizados nesta quinta-feira (5) e também podem ser obtidos por sistemas do jogo, como Drafts e Mercado, conforme disponibilidade.

Time do Bahia no EA FC por Reprodução / EA FC Mobile

Ao todo, 11 jogadores do Bahia aparecem licenciados na plataforma: Ronaldo, Gilberto, Kanu, Ramos Mingo, Luciano Juba, Acevedo, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Ademir, Willian José e Erick Pulga. Entre eles, Everton Ribeiro possui o maior overall, com 116, seguido por Jean Lucas e Willian José (114). Depois surgem Luciano Juba e Erick Pulga (113), Ademir e Ramos Mingo (112), Acevedo, Gilberto e Kanu (111), além do goleiro Ronaldo (110).

O acordo também envolve o Botafogo e reforça a estratégia da Electronic Arts de reaproximação com o futebol brasileiro, abrindo caminho para colaborações mais amplas com clubes, atletas e elementos culturais do país. Para a empresa, a presença do Bahia tem peso simbólico dentro desse movimento.

“O futebol brasileiro tem uma importância cultural única, e o Bahia representa gerações de história, identidade e torcida”, afirmou Jeff Sharma, Vice-Presidente de Marca do EA SPORTS FC. “Trabalhar ao lado desse clube nos permite oferecer experiências mais autênticas a quem joga, enquanto fortalecemos nosso relacionamento significativo com o futebol brasileiro e sua comunidade.”

Do lado tricolor, a parceria é vista como oportunidade de ampliar o alcance da marca e se conectar com torcedores além das quatro linhas.

“Estamos muito felizes com a entrada do Bahia no game e ainda mais satisfeitos em participar de um movimento maior, que recoloca o futebol brasileiro em uma das franquias esportivas mais populares do mundo. Ser um dos poucos clubes do país presentes em uma plataforma global evidencia a força do nosso crescimento e rompe com a lógica de outrora, que se restringia ao eixo Rio–São Paulo. O Bahia fura a bolha e dá um passo importante para a consolidação da nossa marca e para a conexão com nossos torcedores”, disse Rafael Soares, diretor de Marketing e Negócios do clube.

Em interação com torcedores nas redes sociais, o dirigente também indicou que a presença tricolor deve avançar para outras plataformas: o Bahia tem expectativa de aparecer na próxima edição do jogo para PC e consoles, o EA FC 27, prevista para lançamento ainda este ano.

Tags:

Bahia