Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Saiba o que é o powerlifting, esporte que conquistou influencers fitness

O esporte já tem atletas renomados no Brasil e está em alta nas redes sociais

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 18 de abril de 2025 às 17:30

Descubra o que é o powerlifting, modalidade esportiva que está em alta
Descubra o que é o powerlifting, modalidade esportiva que está em alta Crédito: Reprodução/ Instagram

O levantamento de peso tem viralizado nas redes sociais com o aumento de influenciadores fitness, como Bitelo, Iago Berserker e - mais recentemente - a musa da escola de samba Vila Isabel Vivi Winkler, que tem treinado para estrear em 2026. O powerlifting tem conquistado os olhares dos adeptos à musculação, mas surgem dúvidas de potenciais adeptos sobre a execução do esporte e as diferenças para outras modalidades similares.

O objetivo do também chamado levantamento básico é sustentar a maior carga possível em cada um dos três movimentos separadamente: supino, agachamento e levantamento terra, movimentos comuns numa sala de musculação. O atleta tem três tentativas para cada movimento. Esses exercícios também são base para o levantamento de peso olímpico (LPO) e do fisiculturismo.

Qual a diferença entre musculação e powerlifting?

Segundo o site da Integral Médica, a principal diferença entre musculação e powerlifting está nos objetivos e na forma de treinar: o foco da musculação é a hipertrofia muscular, além de melhorar a estética corporal, resistência e condicionamento físico. Já o powerlifting consiste em desenvolver força máxima nos três movimentos básicos, levantando o maior peso possível de forma eficiente e técnica.

Qual a diferença entre powerlifting e bodybuilding?

O objetivo principal de um powerlifter é aumentar a força máxima nos três levantamentos básicos. O bodybuilder, por sua vez, visa aumentar a massa muscular, melhorar a definição e simetria corporal, com foco na estética.

Como funciona uma competição de powerlifting?

Os atletas são divididos por:

  • Peso corporal (diferentes faixas de peso, como 66kg, 74kg, 83kg, etc);
  • Idade: categorias como sub-junior (até 18 anos), junior (18-23), open (geral) e master (acima de 40);
  • Equipamento: algumas competições permitem o uso de roupas e acessórios que ajudam nos levantamentos (categorias “equipado” ou “raw”, sem equipamento assistido).

Regulamento:

  • Agachamento: o atleta deve agachar até que os quadris fiquem abaixo da linha dos joelhos (quebra de paralela) e, em seguida, retornar à posição ereta; árbitros verificam se a profundidade do agachamento foi correta e se o atleta mantém o controle do movimento.
  • Supino: o atleta deita em um banco, abaixa a barra até o peito e, após uma breve pausa (indicada pelo árbitro), empurra a barra de volta até os braços ficarem completamente estendidos; Regras incluem manter os pés no chão e o quadril no banco.
  • Levantamento terra: o atleta levanta a barra do chão até ficar em pé com os ombros para trás e joelhos travados; q barra deve ser levantada em um movimento contínuo, sem “bater” no chão no meio do levantamento.

Sistema de pontuação

O maior peso válido de cada levantamento é somado, gerando o total do atleta. O vencedor de cada categoria é aquele com o maior total de peso somado nos três levantamentos. Em caso de empate, o atleta com o menor peso corporal leva vantagem.