Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Tragédia na Libertadores: policial é acusado de matar torcedores de 13 e 18 anos

Jogo entre Colo Colo e Fortaleza foi cancelado após confusão dentro e fora do Estádio Monumental, em Santiago

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 11 de abril de 2025 às 09:06

Confusão generalizada nos arredores do Estádio Monumental, no Chile
Confusão generalizada nos arredores do Estádio Monumental, no Chile Crédito: TVN/Reprodução

Um policial será investigado pela participação na morte de dois torcedores do Colo-Colo, de 13 e 18 anos, nos arredores do Estádio Monumental, em Santiago. A tragédia aconteceu durante confusão generalizada antes do jogo da equipe chilena contra o Fortaleza, na última quinta-feira (10), pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida acabou sendo suspensa devido à entrada de torcedores no campo.

Segundo informações do Ministério Público do Chile, um grupo de torcedores tentou invadir o estádio e começou uma confusão generalizada. Policiais chegaram ao local, e uma viatura lançadora de gás lacrimogêneo teria teria atropelado duas pessoas: uma jovem de 18 anos e um menino de 13. A promotoria está investigando se o carro policial estava diretamente envolvido no incidente.

A principal teoria das autoridades chilenas sugere que os dois torcedores ficaram presos sob uma cerca devido à multidão de pessoas que tentavam entrar no estádio. A viatura teria passado por cima da cerca e matou as vítimas prensadas. 

"Naquele momento, havia um grande número de policiais presentes. De acordo com informações preliminares, esses indivíduos, juntamente com pelo menos outras 100 pessoas, tentaram derrubar as cercas para tentar entrar no Estádio Monumental. É nesse contexto pouco claro que o incidente está sendo verificado", explicou o promotor responsável pelas investigações, Francisco Mores, ao jornal chileno La Tercera.

"Estamos trabalhando com todos os recursos técnicos disponíveis, incluindo as câmeras no local, para apurar como os fatos ocorreram. Estamos realizando diversas operações policiais para apurar os responsáveis ​​e indiciar quem for o responsável neste caso", seguiu.

Mores afirmou que o policial não está preso. No entanto, o Ministério Público está tomando as medidas necessárias para esclarecer os fatos. "Ele não foi preso. Não há motivo para sua prisão neste momento, mas insisto que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para esclarecer ou determinar se ele estava ou não envolvido".

Segundo o jornal chileno La Tercera, houve uma confusão na entrada e cerca de 10 torcedores foram presos. Feridos também foram levados para centros de saúde.