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Publicado em 27 de junho de 2023 às 13:08
Você já se questionou como é criada uma marca imponente e icônica de empresas mais conhecidas do mundo? Para entender melhor sobre o assunto, é preciso compreender o que é logomarca e quais são os principais elementos presentes em sua composição. >
Além disso, é importante saber mais sobre as diferenças entre os conceitos de logomarca, logo e logotipo. Isso porque, há muita divergência de opinião sobre o assunto entre os profissionais. >
Assim, mesmo que você utilize o melhor criador de logo do mercado, é importante aliar esse conhecimento à tecnologia para obter os melhores resultados. Acompanhe!>
Afinal, o que é logomarca>
O termo logomarca é formado pela união entre duas palavras: “logo” e “marca”. Assim, “logos” tem origem grega e quer dizer significado, conceito. Por outro lado, “marca”, embora venha da língua alemã, tem o mesmo significado de “logo”.>
Parece um pouco confuso, não é mesmo? É por isso que, na verdade, o termo logomarca está em desuso. Afinal, trata-se da junção de duas palavras com significados similares. >
Contudo, como o termo é popularmente difundido, é comum ouví-lo quando alguém se refere ao desenho, símbolo ou ícone que corresponde a uma marca graficamente.>
Qual a diferença entre logo e logotipo?>
Como você pode ver, estamos falando de termos que causam bastante confusão, dentro e fora do mercado publicitário. Isso porque, até mesmo entre profissionais, pode haver uma divergência de opiniões em relação aos significados corretos.>
Portanto, esses são dois exemplos de termos erroneamente utilizados como se significassem a mesma coisa. No entanto, há uma diferença fundamental entre eles.>
“Logo”, como vimos no tópico anterior, refere-se à representação visual da marca. Dessa forma, inclui-se elementos gráficos, tipográficos, e símbolos. Portanto, é a identidade visual completa de uma marca, que transmite sua personalidade, valores e mensagem.>
Por outro lado, “logotipo” é a junção dos termos “logo”, que vimos no tópico anterior, e “tipografia”. Portanto, o logotipo é a representação visual do nome da marca, por meio de uma tipografia única. >
Sendo assim, o logotipo se baseia no uso de letras, palavras ou ambos para gerar reconhecimento de marca. >
Por isso, é importante saber o que é logomarca, logo e logotipo e quando utilizá-los>
Saber o que é logomarca é muito importante tanto para profissionais da área da publicidade, design e comunicação de forma geral, quanto para empreendedores.>
Isso porque, como um profissional da área, você deve ter a capacidade de elaborar briefings utilizando as terminologias corretas, assim como ter facilidade para compreender diferentes demandas.>
Da mesma forma, como empreendedor, saber o que é logomarca, logotipo e logo é fundamental para que você possa elaborar a identidade visual da sua empresa. >
Além disso, uma pesquisa mostra que 60% das pessoas evitam empresas com logos estranhos ou pouco atraentes, mesmo que ela conte com boa reputação.>
O que é uma logomarca: principais elementos>
Vendo o que é logomarca e entendendo que, mesmo que não seja o termo mais adequado, representa a identidade visual completa da marca, é importante entender melhor cada um dos elementos principais de sua composição.>
Sendo assim, temos 3 pontos principais: >
Símbolos e ícones>
Ao contrário do que muitos pensam, os símbolos e ícones de uma marca não precisam representar visualmente um produto ou elemento diretamente relacionado ao negócio. Por exemplo, o símbolo de uma papelaria não precisa ser um lápis e o símbolo de uma loja de calçados não precisa ser um tênis.>
Afinal, ao olhar para o símbolo da Nike, ou da Adidas, você vê algum tipo de peça de roupa ou acessório esportivo? Por isso, é possível optar por um elemento visual abstrato.>
Contudo, isso não quer dizer que essa seja uma regra ou a melhor opção. A marca Puma, concorrente nesse mercado, utiliza a representação do animal em sua logo, o que funciona perfeitamente bem.>
Portanto, é necessário avaliar cada situação, mercado, público e concorrentes de maneira personalizada.>
Cores>
Ao estudar sobre o que é uma logomarca, é comum que pessoas que não estão ligadas às áreas de criação subestimem o processo de escolha das cores de uma logo. Assim, muitos imaginam que basta escolher uma ou mais cores preferidas a partir desse ponto. >
Contudo, as cores têm o poder de provocar emoções e sentimentos no público. Por isso, elas devem estar de acordo com o perfil da empresa e do público.>
Então, de uma forma simplificada, entende-se que cores vivas e contrastantes são utilizadas para chamar a atenção e passar a sensação de ousadia e dinamismo.>
Por outro lado, os tons suaves e sóbrios transmitem sofisticação, serenidade e, em alguns casos, inovação.>
Tipografia>
Ao entender o que é logomarca e como grande parte das pessoas utiliza o termo, vemos que, neste caso, inclui-se também a tipografia. Portanto, é fundamental compreender a utilização desse elemento.>
Assim como um símbolo ou elemento devem ter um design único e diferente de todos os concorrentes no mercado, o mesmo serve para a tipografia. Portanto, não basta apenas escolher a sua fonte preferida em seu software de edição de textos. A pesquisa e escolha vai muito além disso.>
É preciso encontrar uma fonte que retrate a personalidade da sua marca e que seja facilmente reconhecida pelo público. Isso porque, considerando as diferentes aplicações de uma logo, em algumas situações apenas a parte textual estará presente.>
Além disso, é importante lembrar que uma logo pode ser composta unicamente pela parte tipográfica, como a Coca-Cola, Disney e Zara.>
Agora você já sabe o que é logomarca, logo e logotipo>
Saber o que é logomarca e as diferenças entre logo e logotipo é fundamental para que haja cada vez menos divergências de opiniões no mercado. Dessa forma, a comunicação se torna mais eficaz e direta, evitando erros desnecessários.>
Afinal, como você viu, o termo logomarca, inclusive, não é o mais correto. Contudo, ainda é normal ouví-lo em reuniões e identificá-lo em briefings de projetos. Por isso, é importante compreendê-lo. >
Além disso, é essencial conhecer as diferenças entre logo e logotipo, assim como suas aplicações e elementos principais de composição.>
*Este conteúdo não reflete nem total nem parcialmente a opinião do jornal Correio e é de inteira responsabilidade do seu autor.>