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Saiba o que é logomarca, logo e logotipo e quais as diferenças

Uma logomarca comunica a identidade visual de uma marca

Publicado em 27 de junho de 2023 às 13:08

Logo
É importante saber o que é logomarca Crédito: Canva Pro

Você já se questionou como é criada uma marca imponente e icônica de empresas mais conhecidas do mundo? Para entender melhor sobre o assunto, é preciso compreender o que é logomarca e quais são os principais elementos presentes em sua composição.

Além disso, é importante saber mais sobre as diferenças entre os conceitos de logomarca, logo e logotipo. Isso porque, há muita divergência de opinião sobre o assunto entre os profissionais.

Assim, mesmo que você utilize o melhor criador de logo do mercado, é importante aliar esse conhecimento à tecnologia para obter os melhores resultados. Acompanhe!

Afinal, o que é logomarca

O termo logomarca é formado pela união entre duas palavras: “logo” e “marca”. Assim, “logos” tem origem grega e quer dizer significado, conceito. Por outro lado, “marca”, embora venha da língua alemã, tem o mesmo significado de “logo”.

Parece um pouco confuso, não é mesmo? É por isso que, na verdade, o termo logomarca está em desuso. Afinal, trata-se da junção de duas palavras com significados similares.

Contudo, como o termo é popularmente difundido, é comum ouví-lo quando alguém se refere ao desenho, símbolo ou ícone que corresponde a uma marca graficamente.

Qual a diferença entre logo e logotipo?

Como você pode ver, estamos falando de termos que causam bastante confusão, dentro e fora do mercado publicitário. Isso porque, até mesmo entre profissionais, pode haver uma divergência de opiniões em relação aos significados corretos.

Portanto, esses são dois exemplos de termos erroneamente utilizados como se significassem a mesma coisa. No entanto, há uma diferença fundamental entre eles.

“Logo”, como vimos no tópico anterior, refere-se à representação visual da marca. Dessa forma, inclui-se elementos gráficos, tipográficos, e símbolos. Portanto, é a identidade visual completa de uma marca, que transmite sua personalidade, valores e mensagem.

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As cores têm o poder de provocar emoções e sentimentos no público Crédito: Canva Pro

Por outro lado, “logotipo” é a junção dos termos “logo”, que vimos no tópico anterior, e “tipografia”. Portanto, o logotipo é a representação visual do nome da marca, por meio de uma tipografia única.

Sendo assim, o logotipo se baseia no uso de letras, palavras ou ambos para gerar reconhecimento de marca.

Por isso, é importante saber o que é logomarca, logo e logotipo e quando utilizá-los

Saber o que é logomarca é muito importante tanto para profissionais da área da publicidade, design e comunicação de forma geral, quanto para empreendedores.

Isso porque, como um profissional da área, você deve ter a capacidade de elaborar briefings utilizando as terminologias corretas, assim como ter facilidade para compreender diferentes demandas.

Da mesma forma, como empreendedor, saber o que é logomarca, logotipo e logo é fundamental para que você possa elaborar a identidade visual da sua empresa.

Além disso, uma pesquisa mostra que 60% das pessoas evitam empresas com logos estranhos ou pouco atraentes, mesmo que ela conte com boa reputação.

O que é uma logomarca: principais elementos

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Logo refere-se à representação visual da marca Crédito: Freepik

Vendo o que é logomarca e entendendo que, mesmo que não seja o termo mais adequado, representa a identidade visual completa da marca, é importante entender melhor cada um dos elementos principais de sua composição.

Sendo assim, temos 3 pontos principais:

Símbolos e ícones

Ao contrário do que muitos pensam, os símbolos e ícones de uma marca não precisam representar visualmente um produto ou elemento diretamente relacionado ao negócio. Por exemplo, o símbolo de uma papelaria não precisa ser um lápis e o símbolo de uma loja de calçados não precisa ser um tênis.

Afinal, ao olhar para o símbolo da Nike, ou da Adidas, você vê algum tipo de peça de roupa ou acessório esportivo? Por isso, é possível optar por um elemento visual abstrato.

Contudo, isso não quer dizer que essa seja uma regra ou a melhor opção. A marca Puma, concorrente nesse mercado, utiliza a representação do animal em sua logo, o que funciona perfeitamente bem.

Portanto, é necessário avaliar cada situação, mercado, público e concorrentes de maneira personalizada.

Cores

Ao estudar sobre o que é uma logomarca, é comum que pessoas que não estão ligadas às áreas de criação subestimem o processo de escolha das cores de uma logo. Assim, muitos imaginam que basta escolher uma ou mais cores preferidas a partir desse ponto.

Contudo, as cores têm o poder de provocar emoções e sentimentos no público. Por isso, elas devem estar de acordo com o perfil da empresa e do público.

Então, de uma forma simplificada, entende-se que cores vivas e contrastantes são utilizadas para chamar a atenção e passar a sensação de ousadia e dinamismo.

Por outro lado, os tons suaves e sóbrios transmitem sofisticação, serenidade e, em alguns casos, inovação.

Tipografia

Ao entender o que é logomarca e como grande parte das pessoas utiliza o termo, vemos que, neste caso, inclui-se também a tipografia. Portanto, é fundamental compreender a utilização desse elemento.

Assim como um símbolo ou elemento devem ter um design único e diferente de todos os concorrentes no mercado, o mesmo serve para a tipografia. Portanto, não basta apenas escolher a sua fonte preferida em seu software de edição de textos. A pesquisa e escolha vai muito além disso.

É preciso encontrar uma fonte que retrate a personalidade da sua marca e que seja facilmente reconhecida pelo público. Isso porque, considerando as diferentes aplicações de uma logo, em algumas situações apenas a parte textual estará presente.

Além disso, é importante lembrar que uma logo pode ser composta unicamente pela parte tipográfica, como a Coca-Cola, Disney e Zara.

Agora você já sabe o que é logomarca, logo e logotipo

Saber o que é logomarca e as diferenças entre logo e logotipo é fundamental para que haja cada vez menos divergências de opiniões no mercado. Dessa forma, a comunicação se torna mais eficaz e direta, evitando erros desnecessários.

Afinal, como você viu, o termo logomarca, inclusive, não é o mais correto. Contudo, ainda é normal ouví-lo em reuniões e identificá-lo em briefings de projetos. Por isso, é importante compreendê-lo.

Além disso, é essencial conhecer as diferenças entre logo e logotipo, assim como suas aplicações e elementos principais de composição.

*Este conteúdo não reflete nem total nem parcialmente a opinião do jornal Correio e é de inteira responsabilidade do seu autor.