Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Aldeia Hippie se manifesta após ação do Comando Vermelho na região

Moradores dizem: "não  somos criminosos"

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 30 de junho de 2025 às 13:27

Aldeia Hippie vira refúgio do CV e polícia faz operação contra o tráfico
Aldeia Hippie vira refúgio do CV e polícia faz operação contra o tráfico Crédito: Ascom PC

Após a publicação da matéria do CORREIO sobre a ocupação do Comando Vermelho (CV) na Aldeia Hippie, obrigando os moradores a esconder armas e drogas, representantes da comunidade se manifestaram." Nós, moradores da Aldeia, não somos criminosos. Somos guardiões da arte, da paz e do amor. Vivemos diariamente lutando pela preservação do meio ambiente, da nossa cultura ancestral, da espiritualidade livre e da construção de um modelo de vida sustentável e coletivo", diz a nota. 

Na reportagem, o delegado Antônio Sena, titular da DH de Camaçari, diz que os moradores da aldeia eram obrigados a esconder drogas e armas do CV.  Quem se recusava era ameaçado. Algumas pessoas deixaram o local com medo”, declara o delegado. Sena aponta outro agravante: os donos de pousadas eram obrigados a hospedar traficantes. “Obrigavam a dar guarida, principalmente quando a polícia fazia operação lá. Coagiam, ameaçando de morte”, diz o delegado. 

A matéria ouviu ainda os próprios moradores que apontam a insegurança no local como uma das principais causas da queda do turismo. 

Áreas de vegetação nas comunidades são alvos de busca por Polícia Civil

Leia a nota na íntegra:

Nota de Repúdio – Em defesa da Aldeia Hippie de Arembepe

Como moradores e representantes da comunidade da Aldeia Hippie de Arembepe, manifestamos profundo repúdio à forma como a matéria publicada pelo Correio da Bahia retratou nossa comunidade, generalizando uma situação de violência como se todos os moradores fossem cúmplices ou coniventes com atividades criminosas.

Nós, moradores da Aldeia, não somos criminosos. Somos guardiões da arte, da paz e do amor. Vivemos diariamente lutando pela preservação do meio ambiente, da nossa cultura ancestral, da espiritualidade livre e da construção de um modelo de vida sustentável e coletivo.

Infelizmente, como diversas comunidades tradicionais no Brasil, também enfrentamos desafios relacionados à segurança pública – que são responsabilidade do Estado e não devem ser usados para estigmatizar ou criminalizar comunidades inteiras que vivem do turismo, da arte e da cultura alternativa.

A Aldeia Hippie é símbolo de resistência, de liberdade e de busca por um mundo melhor. Seguiremos firmes, nos organizando e cuidando do nosso território com dignidade, respeito e esperança.

Pedimos mais responsabilidade na forma como as mídias retratam nossos territórios. Uma matéria não pode apagar a história viva de um povo que há mais de 60 anos constrói um modo de vida baseado na solidariedade, na natureza e na paz.

#AldeiaHippieResiste

#PazAmorECultura

#Correio24HorasRespeiteANossaHistória