Após atraso de 4h, ônibus começam a sair de garagem em Salvador

Categoria se reuniu para discutir condições de trabalho

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2024 às 08:17

Ônibus da empresa OT Trans
Ônibus da empresa OT Trans Crédito: Marina Silva/Arquivo CORREIO

Os ônibus da concessionária Ótima Transporte (OT Trans) saíram da garagem localizada no bairro bairro Campinas de Pirajá, em Salvador, com quatro horas de atraso na manhã desta quinta-feira (25). A saída começou às 8h. Parte da frota regular saiu com atrasos devido a uma assembleia do Sindicato dos Rodoviários da Bahia para debater condições de trabalho. 

Passageiros que pegam ônibus em Tancredo Neves, Arenoso, Sussuarana, Cabula VI, Fazenda Grande do Retiro, Conjunto ACM, Estação Mussurunga e Acesso Norte foram afetados pela mobilização.

Os rodoviários denunciaram más condições por situações de assédio moral e descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por parte da empresa. "Por qualquer motivo é advertência, demissão por justa causa. Os trabalhadores estão trabalhando com medo, estamos fazendo vídeos para mostrar a justiça o sentimento dos trabalhadores", reclama Fábio Primo, presidente do Sindicato. 

O diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Seteps), Jorge Castro, reclamou que foi pego de surpresa com a informação e que, ainda hoje, haverá reunião entre os dois lados.

Durante o atraso, a Secretaria Municipal da Mobilidade (Semob) informou que realiza uma operação para amenizar os impactos do atraso da saída dos coletivos. Segundo a secretaria, ônibus foram realocados para atender a demanda e veículos do Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC) também estão sendo usados. Sobre as denúncias apresentadas pelos trabalhadores, a Semob disse que vai convocar a diretoria da OTTrans para prestar esclarecimentos.