Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Ela disse que caso foi "um completo desrespeito"
Da Redação
Publicado em 30 de setembro de 2024 às 13:33
A atriz Isis Broken foi uma das passageiras do voo AD4032, que ia de Recife para o Rio, mas precisou pousar em Salvador, e afirmou ter sido vítima de transfobia da parte de um tripulante. Isis atualmente está no ar na novela No Rancho Fundo, da Globo.
Em entrevista à TV Bahia, ela contou que foi buscar informações com um comissário de bordo sobre a pane que levou ao pouso, momento em que foi tratada pela expressão "senhor".
"Eu falei que meu nome era Isis, que era senhora, e ele me chamou de senhor, um completo desrespeito. Eu pedi o crachá dele para saber o nome dele, ele não queria me dar o nome. Eles não dizem nada do que aconteceu, a gente vai sabendo por coisas que a gente foi vendo no meio do voo. Dizem que é uma pane, uma falha, mas a gente não sabe", afirmou.
Em nota, a Azul informou que "repudia e combate todo e qualquer tipo de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade funcional". O texto segue afirmando que a tripulação é treinada para seguir todos procedimentos corretos. "A Companhia informa que tem como política atender seus clientes da melhor maneira possível, por meio de um serviço personalizado, com qualidade, eficiência, presteza e principalmente segurança. Os tripulantes são treinados e orientados para seguir todos os procedimentos e prestar a assistência necessária aos clientes".
A Cliente em questão embarcou normalmente utilizando seu nome social em Recife, aeroporto de origem do voo, que cumpria o trecho Recife-Galeão quando, por questões técnicas, alternou o pouso para Salvador.
Após o desembarque, a equipe local prestou assistência aos Clientes, de acordo com o previsto na Resolução nº 400 / 2016 da Anac, com a oferta de alimentação a todos que estavam a bordo do voo original. Desta forma, foram confirmados nomes e sobrenomes dos Clientes, para localização no sistema e entrega dos respectivos vouchers. Neste momento, a Cliente passou a questionar o atendimento, que fora feito de forma protocolar, seguindo todos os treinamentos e orientações recebidas para prestar a assistência necessária aos Clientes.
Em nova nota, nesta terça-feira (1º), a Azul destacou que segue regulamentação da Anac e permite uso de nome social na identificação para o embarque em território nacional. "A cliente em questão embarcou normalmente utilizando seu nome social em Recife, aeroporto de origem do voo, que cumpria o trecho Recife-Galeão quando, por questões técnicas, alternou o pouso para Salvador", diz o texto.
"Após o desembarque, a equipe local prestou assistência aos clientes, de acordo com o previsto na Resolução nº 400 / 2016 da Anac, com a oferta de alimentação a todos que estavam a bordo do voo original. Desta forma, foram confirmados nomes e sobrenomes dos clientes, para localização no sistema e entrega dos respectivos vouchers. Neste momento, a cliente passou a questionar o atendimento, que fora feito de forma protocolar, seguindo todos os treinamentos e orientações recebidas para prestar a assistência necessária aos clientes", acrescenta. A Azul diz que procurou a atriz "para oferecer todo auxílio necessário e esclarecer o ocorrido".
Susto
Um avião precisou fazer um pouso forçado na manhã desta segunda-feira (30), no Aeroporto de Salvador. Os passageiros serão realocados em outros voos. O voo saiu de Recife às 2h35 da madrugada, e deveria chegar ao Rio, sem escalas, às 5h25. O pouso em Salvador foi por volta das 5h.
A Concessionária do Aeroporto de Salvador confirmou o pouso de emergência e afirmou que, após procedimentos técnicos e de segurança, a aeronave pousou e seguiu para desembarque dos passageiros. O aeroporto está operando normalmente.
O voo teve origem em Recife, no estado de Pernambuco, e tinha como destino o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, informou a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, em nota.
A empresa não esclareceu qual foi a causa do pouso de emergência, mas reafirmou que a aterrissagem e desembarque dos passageiros ocorreu em segurança.