Chesf investiga causas do 'apagão' em Salvador e Região Metropolitana

População relatou quedas no fornecimento de energia na tarde desta quinta-feira (18)

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2024 às 17:08

Falta de luz ainda permanece
Falta de luz ainda permanece Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Na tarde desta quinta-feira (18), moradores de diferentes pontos de Salvador e Região Metropolitana (RMS) foram afetados por uma queda no fornecimento de energia. Em nota, a Eletrobras Chesf afirmou que o setor 69 kV da subestação Pituaçu sofreu um desligamento automático e que as causas da ocorrência estão sob investigação.

Por volta das 15h, ocorreu o desligamento automático do setor 69 kV da subestação Pituaçu, responsável por parte do suprimento de energia da área metropolitana de Salvador.

A companhia informou que "aproximadamente 30% das cargas [afetadas] foram transferidas pelo sistema de distribuição e às 15h20min, após inspeção na instalação, foi iniciado o restabelecimento integral das demais cargas, concluído na subestação Pituaçu às 16h". 

Ainda de acordo com a Chesf, ainda houve a necessidade de outras manobras na rede de distribuição, que foram finalizadas por volta das 16h14min.

Moradores de bairros com Pituba, Bonfim, Cajazeiras, Rio Vermelho, Apipema, Santo Antônio Além do Carmo, além da Cidade Baixa, Pituaçu e a região do Centro Administrativo da Bahia (CAB), na Avenida Paralela, são alguns que relatam terem sido afetados. Há relatos também em pontos de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS).

As causas do que provocou esse desligamento estão sob investigação.