Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cidade baiana investiga caso suspeito de intoxicação por metanol

Homem de 52 anos deu entrada em hospital municipal de Tucano com sintomas condizentes à intoxicação pela substância

  • Foto do(a) author(a) Maria Raquel Brito
  • Maria Raquel Brito

Publicado em 10 de outubro de 2025 às 20:39

Hospital Municipal Mariana Penedo, em Tucano
Hospital Municipal Mariana Penedo, em Tucano Crédito: Reprodução/Prefeitura de Tucano

A Secretaria Municipal da Saúde de Tucano, no semiárido baiano, divulgou que um caso suspeito de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica foi identificado na cidade. As informações foram repassadas nesta sexta-feira (10), através de nota oficial.

O paciente, um homem de 52 anos de idade, deu entrada quinta-feira (9) no Hospital Municipal Mariana Penedo, onde recebeu os primeiros atendimentos, e segue sob acompanhamento médico em uma unidade hospitalar de Feira de Santana. De acordo com o secretário de saúde do município, Victor Manoel Dias, o homem chegou lúcido e orientado e, na avaliação clínica, foram diagnosticados sintomas que condizem com a intoxicação pela substância.

Na nota, a prefeitura afirmou que a Vigilância Sanitária de Tucano, em conjunto com o Núcleo de Epidemiologia do Hospital, Núcleo Regional de Saúde e o Centro de informações estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), estão realizando “uma fiscalização rigorosa para apurar a origem da substância, adotando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população”.

“A Secretaria de Saúde reforça a importância de não consumir bebidas ou produtos de procedência duvidosa e permanece atenta, atuando com responsabilidade e rapidez para proteger a saúde dos tucanenses”, conclui o comunicado.

Ainda na sexta-feira, o secretário de saúde de Tucano desmentiu em seu Instagram os rumores de que o município teria mais de um caso suspeito. “Mesmo com a suspeita deste caso, não existem outros, nem confirmados e nem suspeitos, em nenhum serviço de saúde do nosso município, como, infelizmente, pessoas têm vinculado áudios e mensagens nas redes sociais, tentando levar à população o pânico e o medo”, disse.

Casos ativos na Bahia

Apesar da nota da prefeitura, o caso suspeito de Tucano não consta no balanço desta sexta-feira do Ministério da Saúde, publicado diariamente no site da pasta. O boletim mostrou que a Bahia tem um caso suspeito em Irecê e descartou outros dois, em Salvador e Feira de Santana.

Bahia recebe antídoto contra intoxicação por metanol e Ministério amplia estoque nacional por Matheus Landim/GOVBA

Foi em Feira de Santana o primeiro caso notificado no estado. A vítima foi Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, que morreu na madrugada do dia 3 de outubro, após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha. O homem possuía histórico de dependência de álcool e foi encontrado por familiares em casa, com alteração do nível de consciência e palidez.

No mesmo dia, Salvador havia entrado para a lista de cidades com casos suspeitos de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcoólicas. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde (MS).

Na última quinta-feira (9), outro caso foi descartado, este em Jacobina, após a Secretaria Municipal da Saúde do município divulgar a suspeita de intoxicação de um homem de 24 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jacobina com sintomas compatíveis.  "O paciente apresentou melhora clínica e quadro incompatível com a definição de caso suspeito estabelecida pelo Ministério da Saúde", disse a Secretaria de Saúde, em comunicado que desconsiderou a presença de metanol no quadro do homem..