Cidades do oeste baiano registram as temperaturas mais altas do Brasil nas últimas 24h

Termômetros marcaram 40,1ºC, no domingo (10)

Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 09:48

A sensação térmica em Ibotirama chegou aos 42ºC
A temperatura em Ibotirama foi a mais alta do país pela segunda vez em dois meses Crédito: Divulgação/Prefeitura

Em nenhum lugar do Brasil os termômetros marcaram temperaturas tão altas quanto em duas cidades baianas, no domingo (10). Bom Jesus da Lapa (40,1ºC) e Ibotirama (39,3ºC), ambas no oeste da Bahia, são destaque mais uma vez entre as cidades mais quentes do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Chuvas escassas e altas temperaturas formam a combinação perfeita para as temperaturas extremas.

Enquanto as altas temperaturas dão trégua em regiões do país após as ondas de calor dos últimos meses, o oeste baiano se destaca por conta do calor. Historicamente, as chuvas começam a ficar mais frequentes na região a partir do final de novembro e início de dezembro, mas, neste ano, as projeções não são boas.

“A região Nordeste tem regime diferentes de chuvas. No interior da Bahia, começa a chover nesta época, mas a estação chuvosa vai ser afetada por dois fenômenos: El Ninõ e temperatura do Oceano Atlântico, que está mais quente”, explicou Marcelo Seluchi, coordenador-geral de operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em entrevista ao CORREIO.

Mapa do Inmet aponta para a falta de chuvas no interior baiano
Mapa do Inmet aponta para a falta de chuvas no interior baiano Crédito: Reprodução/Inmet

A combinação deve causar prejuízos agrícolas e a seca já atrapalha a agricultura em 247 cidades baianas. Em outubro, o Cemaden enviou uma nota técnica ao Governo Federal em que alerta para a falta de chuva e desabastecimento de água em municípios do estado.

No dia 8 de outubro, também um domingo, Ibotirama registrou a temperatura mais alta do Brasil, que chegou aos 40,8ºC - 0,7ºC a mais do que ontem. Naquele mesmo dia, os termômetros de Bom Jesus da Lapa registraram 40,2ºC.

A previsão é de que as altas temperaturas continuem nesta segunda-feira (11), podendo chegar a 39,3ºC em Ibotirama. Já em Bom Jesus da Lapa, a máxima deve ser de 40,1ºC, de acordo com o Inmet.