Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Cooperativas de reciclagem baianas vão receber novos equipamentos e melhorias na infraestrutura

Os catadores também foram contemplados com capacitação profissional

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2024 às 22:25

Cooperativas coletaram 55 toneladas de lixo por mês em 2024
Cooperativas coletaram 55 toneladas de lixo por mês em 2024 Crédito: Divulgação

Três cooperativas de reciclagem baianas serão contempladas com aquisição de equipamentos e reformas nas infraestruturas físicas, através do programa Ser+, que visa a valorização e inclusão social dos catadores que atuam nas unidades e receberão capacitação profissional.

A ação inclui cooperativas baianas como a Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary) e a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), que neste ano atingiram a média mensal de 55 toneladas de lixo recolhidos.

A Camapet, localizada em Salvador, recebeu investimentos que incluíram uma paleteira com balança e sistema de comunicação via rádio, carrinhos para suporte de big bags e uniformes para os cooperados. “Com os equipamentos recebidos melhoramos a produtividade e a organização do estoque, além de otimizar a coleta de dados diários”, afirmou Elenildes de Souza Duarte, presidente da Camapet.

Edmundo Góes, presidente da Cooperguary, reforçou os avanços alcançados pela cooperativa. “Os benefícios são muitos, como melhorias no trabalho e segurança dos cooperados. Os novos equipamentos trazem mais segurança e agilidade”. A Coopmarc, localizada em Camaçari, também foi beneficiada com manutenção dos equipamentos e adaptação da esteira doada pela ação em 2023.

O Ser+ é realizado pela petroquímica brasileira Braskem. Ao todo, cerca de R$ 776 mil foram investidos nas cooperativas baianas nos últimos cinco anos. Além da Bahia, o projeto é realizado em Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul contemplando 25 cooperativas e 680 catadores.

Segundo a gerente de Relações Institucionais da empresa na Bahia, Magnólia Borges, as iniciativas reafirmam o compromisso da companhia com a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades onde atua. “Com o Ser+, promovemos um impacto positivo na vida dos catadores, contribuindo para a profissionalização das cooperativas, além do fortalecimento na cadeia de reciclagem, incentivando a economia circular”, declarou.