SIRENES FORAM ACIONADAS

Em uma semana, chove mais do que o previsto para abril em Salvador

Acumulado de chuva chegou a 308 mm na Liberdade

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2024 às 06:27

Chuva em Salvador
Chuva em Salvador Crédito: Leitor CORREIO

Em oito dias, o acumulado de chuvas em Salvador já ultrapassou a média prevista para todo o mês de abril. Segundo a Defesa Civil, já choveu 308 mm na região da Vila Sabiá, no bairro da Liberdade, sendo que o previsto era de 286,9 mm.

Essa localidade foi onde uma das sirenes de emergência foi acionada na noite de domingo (7). A sirene da Baixa do Cacau, em São Caetano, também foi acionada. Por serem áreas de risco, os moradores devem se deslocar para locais seguros. Na tarde desta segunda (8), todas as 14 sirenes já haviam sido acionadas.

No acumulado deste mês, os biarros onde mais choveu foi Liberdade/Vila Sabiá (308 mm), Calçada (306 mm), Pituba/Parque da Cidade (293,6 mm), Bom Juá (291,6mm), Cidade Baixa/Monte Serrat (284,6 mm) e Capelinha/Vila Picasso (284,4 mm).

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu no início da noite desse domingo o alerta máximo devido ao acumulado de chuvas acima de 150 milímetros nas últimas 72 horas. A previsão é de que as chuvas continuem nesta segunda.

Em caso de risco ou ocorrências, as pessoas devem ligar para o 199. “Enquanto isso, os nossos engenheiros, arquitetos e geólogos da Codesal continuam nas ruas realizando as vistorias feitas a partir dos chamados que são dados pelo 199. Em caso de risco, se afaste dessa condição, disque 199 e aguarde que um dos nossos profissionais possam realizar a vistoria e garantir a segurança das suas vidas e das suas famílias”, alerta Sosthenes Macedo, diretor da Codesal.