Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

‘Ficou clara uma perseguição’, diz médico baiano que recebeu punição do Cremeb

Gabriel Almeida recebeu sanção disciplinar de censura pública

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 1 de julho de 2025 às 11:58

gABRIEL
gABRIEL Crédito: Reprodução/Instagram

O médico baiano Gabriel da Silva Almeida, que recebeu uma sanção disciplinar de censura pública, acusou o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) de perseguição. Segundo ele, a instituição preferiu publicar nas redes sociais apenas a punição dele, que é menor do que a suspensão temporária de dois outros médicos. Ambas as medidas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (30).

“Olha que interessante. No mesmo dia (que sofreu a punição), dois outros médicos tomaram punições maiores, suspensão do exercício profissional por 30 dias. Suspensão por 30 dias, e eles não postam”, disse o médico ao CORREIO. Segundo Almeida, a divulgação do seu nome daria “audiência” ao Conselho.

“Eles preferiram posta uma pena menor, que é a minha, porque sabem que meu nome vai dar audiência, como está dando. O meu jurídico vai entrar em ação. Desta forma, ficou clara uma perseguição”, continuou. O médico tem mais de 500 mil seguidores nas redes sociais e é conhecido por recomendar Mounjaro para emagrecimento. Além de médico, Almeida é escritor, professor e palestrante.

Entenda

O Cremeb aplicou uma sanção disciplinar de censura pública ao médico baiano Gabriel da Silva Almeida. A medida, publicada oficialmente no DOU de segunda-feira (30), foi aplicada após infração de quatro artigos do Código de Ética de Medicina. As infrações foram enquadradas nos artigos 11, 21, 80 e 87. A sanção de Almeida foi a primeira a ser publicada pelo Cremeb no Instagram, na última segunda-feira (30).

Além da sanção ao médico Gabriel, o Cremeb determinou, ainda na segunda-feira, a suspensão do exercício profissional por 30 dias da médica Tânia Francimar Bezerra de Freitas Braga por infração aos artigos 63 e 67 do Código de Ética Médica, e do médico Ricardo Haruo Iriguti por infração aos artigos 2º, 18, 19, 20, 22, 58 e 68. Estas punições, no entanto, foram publicadas no Instagram na manhã desta terça-feira (1).

O Cremeb informou que as publicações que anunciaram as punições de Tânia e Iriguti ocorreram depois porque a punição da dupla tem início nesta terça-feira. As sanções devem ser cumpridas no período de 1º de julho a 30 de julho. A reportagem tenta contatar os médicos. O espaço segue aberto.

Médico Gabriel Almeida por Reprodução/Redes sociais