Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Instituto Mãe Stella de Oxóssi será inaugurado em Salvador

Evento será aberto ao público

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 25 de abril de 2025 às 16:02

Mãe Stella foi a primeira Ialorixá do Brasil a integrar uma academia de letras.
Mãe Stella foi a primeira Ialorixá do Brasil a integrar uma academia de letras Crédito: Reprodução

A Academia de Letras da Bahia (ALB) fará uma celebração especial em comemoração aos 100 anos de Mãe Stella de Oxóssi, a primeira Ialorixá do Brasil a integrar uma academia de letras. O evento será aberto ao público, no Palacete Góes Calmon, e acontecerá em 2 de maio, no dia em que a religiosa completaria o centenário. 

No dia, ainda haverá o lançamento do Instituto Mãe Stella de Oxóssi e a assinatura do Protocolo de Intenções com a ALB, visando firmar parceria entre as instituições.

Segundo Adriano Azevedo, sobrinho de Mãe Stella, a nova entidade pretende “desenvolver atividades culturais, desportivas, recreativas e de saúde; prestar serviços de assistência social para mulheres, jovens e crianças, vítimas de abuso e assédio sexual; desenvolver e executar projetos objetivando fortalecer, proteger e melhorar as condições de vida do nosso público alvo que são crianças, adolescentes, mulheres, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade; e capacitar e qualificar essas pessoas através de cursos”.

“A educação será sempre a premissa do Instituto, pois era o que minha tia primava! Os demais objetivos, seguiremos em busca de apoio para pôr tudo isso em prática”, afirma ele, que é presidente da organização.

Ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, Mãe Stella de Oxóssi foi eleita imortal da ALB em 25 de abril de 2013. Em 12 de setembro do mesmo ano, passou a ocupar a cadeira 33, cujo patrono era Castro Alves e, na época, pertencia ao professor e historiador Ubiratan Castro, falecido em janeiro de 2013. 

"O Centenário da saudosa acadêmica Maria Stella de Azevedo Santos reveste-se de profundos significados, porque é a celebração da memória de uma grande líder comunitária e cultural, e escritora cuja obra literária representa a linguagem, a tradição, o imaginário, a identidade, a narrativa e a poesia das culturas de matriz africana que estão na base da formação do nosso povo", destaca Aleilton Fonseca, presidente da Academia de Letras da Bahia.