Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Morte em UPA: secretaria divulga vídeos de atendimento de pastora

Mulher morreu quando aguardava atendimento no 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, em Pau Miúdo

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 13 de março de 2025 às 14:53

Imagens mostram atendimento à pastora
Imagens mostram atendimento à pastora Crédito: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador divulgou dois vídeos que mostram o momento em que a pastora Adnailda Souza Santos, 42 anos, chegou ao 16º Centro de Saúde Maria Conceição Imbassahy, conhecido UPA do Pau Miúdo. Dina, como era conhecida, faleceu na noite de terça-feira (11), quando aguardava atendimento na unidade.

Na primeira gravação, é possível ver que a mulher recebe o atendimento de profissionais às 17h23. Dois funcionários da UPA levam a pastora Dina para o interior da unidade com uma cadeira de rodas. Essa movimentação dura dois minutos. No segundo vídeo, a paciente já aparece dentro da UPA, acompanhada com os mesmos profissionais.

Nesta quinta-feira (13), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) disse que não houve demora no atendimento à pastora. Ele defendeu o procedimento e citou as imagens divulgadas pela SMS, que mostram que desde a chegada até a morte se passaram 1h08, ao contrário das mais de 3h de espera denunciadas pela família.

“A gente luta para evitar morte diariamente nesta cidade. Ela teve um atendimento imediato, não houve problema nenhum de falta de oxigênio, mas infelizmente não resistiu e nós lamentamos muito a perda de uma vida”, disse Bruno.

Pastora Dina, como era conhecida, era asmática e estava no segundo atendimento de saúde no dia quando morreu. Os profissionais da UPA ainda passaram cerca de 40 minutos tentando fazer reanimação da vítima. A secretaria divulgou a cronologia do caso.