ELEIÇÕES 2024

Novo planeja retirar pré-candidatura de Luciana Buck a prefeita e lançá-la a vereadora

Partido deve anunciar apoio ao prefeito de Salvador e pré-candidato à reeleição Bruno Reis (União Brasil) no final deste mês

  • Foto do(a) author(a) Rodrigo Daniel Silva
  • Rodrigo Daniel Silva

Publicado em 1 de abril de 2024 às 15:20

Luciana Buck, pré-candidata do Novo à prefeitura de Salvador
Luciana Buck, pré-candidata do Novo à prefeitura de Salvador Crédito: Reprodução/Instagram

A cúpula do Novo planeja retirar a pré-candidatura de Luciana Buck à prefeitura de Salvador e lançá-la como candidata à vereadora nas eleições deste ano. Essa movimentação política, entretanto, só deve ocorrer no final de abril.

O Novo avalia apoiar o prefeito de Salvador e pré-candidato à reeleição Bruno Reis (União Brasil), como confirmou à reportagem o presidente da legenda na Bahia, André Quadros. “Ainda existe possibilidade sim”, afirmou ele, ao ser questionado se a sigla pode apoiar a recondução do atual gestor da capital baiana.

Bruno Reis tem torcido pela aliança com o partido, pois, segundo ele, o Novo pode contribuir com o “progresso e desenvolvimento de Salvador”.

Luciana Buck foi lançada como pré-candidata ao Palácio Thomé de Souza no dia 15 de março, durante encontro estadual do partido. O evento aconteceu na Associação Brasileira de Odontologia, na capital baiana.

Segundo apurou o CORREIO, a intenção do Novo é manter a professora universitária como pré-candidata a prefeita até o final deste mês para torná-la conhecida e ampliar as chances de ser eleita vereadora de Salvador. Sondagens de opinião mostram que ela tem entre 2,2% e 3,9% das intenções dos votos válidos, a depender do instituto de pesquisa.

O Novo tem como meta, neste ano, eleger, pelo menos, um vereador na capital baiana. O quadro de maior projeção política do Novo na cidade é a jornalista Priscila Chammas, que rejeitou se candidatar neste ano por estar grávida. Por causa disto, foi necessário preparar um outro nome para concorrer ao Legislativo municipal com chances de vencer.

A professora universitária Luciana Buck já concorreu, pelo Novo, aos cargos de vereadora e deputada federal, respectivamente, nos anos de 2020 e 2022. Ao disputar o Legislativo soteropolitano, conquistou 994 votos. Já como candidata à Câmara dos Deputados conseguiu 4.475 votos.

Se, de fato, ocorrer a retirada da pré-candidatura de Luciana Buck a prefeita, a eleição em Salvador terá apenas três candidatos: Bruno Reis, Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL).