CLARÃO

Outro meteoro? Clarão é avistado no céu em Salvador e diversas cidades da Bahia

Rede Brasileira de Observação de Meteoros afirma se tratar de uma reentrada de lixo espacial

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2023 às 08:55

Clarão foi registrado em estados nordestinos como Bahia e Pernambuco
Clarão foi registrado em estados nordestinos como Bahia e Pernambuco Crédito: Reprodução

Mais um clarão foi avistado no céu por moradores de diversas cidades na noite desta sexta-feira (22). O objeto foi registrado por pessoas de municípios baianos como Salvador, Jacobina e Itacaré, além de algumas cidades de Pernambuco, como Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

De acordo com uma publicação da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) nas redes sociais, o episódio tratou-se de uma reentrada de lixo espacial de um foguete que foi lançado a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na China, em janeiro de 2018.

Nas imagens, é possível ver o possível meteorito cruzando o céu, numa faixa de luz. “Estamos presenciando um negócio bonito”, diz um morador de Santa Maria de Boa Vista em um dos vídeos. “Meu Deus, eu me arrepiei”, exclama outra, em um registro feito no Vale do Capão, na Chapada Diamantina.

É o segundo fenômeno do tipo a dar as caras esta semana: no último domingo (17), moradores da Chapada Diamantina relataram ter visto um clarão no céu, que logo foi identificado por especialistas como um meteoro.

Na ocasião, a pesquisadora do Núcleo de Estudos em Meteoritos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Leidiane Ferreira explicou que há uma diferença entre meteoro e meteorito: meteoro é o fenômeno luminoso ocasionado quando a rocha espacial passa pela atmosfera, entra em contato com gases presentes e provoca o fenômeno luminosos popularmente chamado de estrela cadente. Se essa rocha consegue resistir à passagem da atmosfera e chegar até o solo, é um meteorito.

A especialista pede que a população entre em contato com o Núcleo de Estudos em Meteoritos da UFBA para tirar as dúvidas do que foi encontrado. A orientação é que os moradores mandem fotos para as redes sociais da equipe