SAÚDE

Pacientes na fila da regulação superlotam UPAs municipais em Feira

SMS orienta que população dê prioridade na procura de outras unidades

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2024 às 20:05

A SMS orientou que a população de Feira de Santana, em situação de urgência e emergência, dê prioridade na procura de outras unidades
A SMS orientou que a população de Feira de Santana, em situação de urgência e emergência, dê prioridade na procura de outras unidades Crédito: Jorge Magalhães/Prefeitura de Feira

Por conta da lotação nas Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros Mangabeira e Queimadinha, que estão com todos os leitos ocupados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que a população de Feira de Santana, em situação de urgência e emergência, dê prioridade na procura de outras unidades.

Nessa quinta-feira (4), 63 pessoas, aguardaram transferência para um local que atenda casos de alta complexidade. As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Do total, 16 pacientes esperam na UPA Queimadinha, 15 na UPA Mangabeira e 32 nas policlínicas municipais: Feira X (5), Parque Ipê (6), São José (4), George Américo (7), Rua Nova (6), Humildes (2) e Tomba (2).

Os pacientes com dengue representam 22% das pessoas que esperam transferência. Entre os casos que chamam a atenção está o de um homem de 27 anos com dengue que aguarda pela regulação há quatro dias em uma das unidades de pronto atendimento.

Regulação estadual

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.