Policiais estão em treinamento para uso das câmeras no fardamento

Próximos passos são publicação do Procedimento Operacional Padrão e início dos testes

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 15 de abril de 2024 às 14:09

Equipamentos ficam presos ao peito dos policiais Crédito: Alberto Maraux/ Divulgação SSP

Nos próximos dias será publicado o Procedimento Operacional Padrão (POP) da Polícia Militar para o uso das câmeras nas fardas dos policiais, última etapa para o início dos testes. Atualmente, os policiais já estão em treinamento. A ação é de responsabilidade do Governo da Bahia

Nesta segunda-feira (15), durante a entrega de viaturas na Lagoa do Abaeté, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) informou que a ação vai começar em unidades voltadas para a educação e o meio ambiente. "Estamos nas últimas tratativas. Estou evitando dar datas, mas esperamos já nos próximos dias anunciar, nem que seja a quantidade em fase de teste, para que a gente possa saber em quais Companhias da Polícia Militar vamos usar. Tem algumas áreas que os direitos humanos exige de forma mais intensa, como a que cuida da educação e do meio ambiente. São áreas que a gente precisa de imediato fazer o teste", disse.

A expectativa do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, é de que a versão do Procedimento Operacional Padrão (POP) revisada pelas diretrizes das câmeras seja publicado no Diário Oficial em até duas semanas.

"Todas as ações prévias, como o procedimento administrativo padrão para a retirada das imagens, as diretrizes para o uso e o funcionamento dos equipamentos, tudo isso já foi publicado no Diário Oficial. Falta apenas o POP que está sendo revisado a partir das diretrizes, na mesma linha do Ministério da Justiça, e assim que for concluído a gente começa. Não estamos perdendo tempo, os policiais já estão em treinamento", explicou.

Nesta segunda-feira, foram entregues um helicóptero, 25 drones e 84 viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar e para a Polícia Militar. Os equipamentos serão usados para reforçar as operações de resgate, de combate à incêndio e ao crime organizado.