CULTURA

Presidente do Benin recebe título de Cidadão Soteropolitano

No evento, mandatário beninense e prefeito de Salvador falaram sobre planos de implementar um voo direto

  • Foto do(a) author(a) Gilberto Barbosa
  • Gilberto Barbosa

Publicado em 25 de maio de 2024 às 12:06

Presidente do Benim recebeu título
Presidente do Benim recebeu título Crédito: Gilberto Barbosa/CORREIO

O presidente do Benin, Patrice Talon, foi condecorado com o título de Cidadão Soteropolitano na manhã deste sábado (25). A cerimônia ocorreu na Casa do Benin, no Centro Histórico. O prefeito de Salvador, Bruno Reis e do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz, entregaram a condecoração.

Além do título, o chefe de estado beninense recebeu a medalha Zumbi dos Palmares, que é destinada para pessoas com importante colaboração no combate ao racismo e no desenvolvimento da cultura negra de Salvador. Em seguida, Patrice Talon recebeu uma carta de estudantes beninenses que habitam a capital baiana. Ainda na cerimônia, Bruno Reis assinou um termo de cooperação com o Ministério das Relações Exteriores do Benin.

"Sabemos que o Brasil é um potência com várias possibilidades de investimento. O Benim tem diversas oportunidades de desenvolvimento que queremos que os brasileiros saibam disso e invistam mais no nosso país", disse Talon.

Patrice Talon recebe título de Cidadão Soteropolitano
Patrice Talon recebe título de Cidadão Soteropolitano Crédito: Valter Pontes/Secom

Em seguida, o presidente conheceu as instalações da Casa do Benin, espaço responsável pela preservação da memória e da ligação histórica entre a capital baiana e o país africano, de onde vieram cerca de um milhão de pessoas para o Brasil, na época da escravidão.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, falou sobre o plano de implementar um voo direto entre Salvador e o Benin. "É nosso desejo estar mais próximos do Benin e ser uma cidade mais próxima desse país", afirmou. Já Carlos Muniz destacou os laços entre os dois povos. "Seu compromisso de turismo de origem reforça seu desejo de conectar os filhos da diáspora com o Benin". 

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro