Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elaine Sanoli
Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 18:50
Cerca de 123 toneladas de resíduos foram recolhidos durante todo o ano de 2024 pelos projetos So+Ma Vantagens e Plastitroque, em Camaçari, Candeias e Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ao todo, os três projetos beneficiaram 5.538 pessoas direta e indiretamente.
Os projetos são patrocinados pela empresa Braskem. Ao longo de 37 edições, as Oficinas de Educação Ambiental, parte do projeto, também já atingiram em 1.862 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e da Rede SESI Bahia de Educação em Salvador, Camaçari e Candeias. As oficinas são espaços de aprendizado sobre economia circular e importância da reciclagem.
“Nosso objetivo é sempre apoiar projetos que impactam de forma positiva as comunidades próximas às nossas operações, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a transformação social destes lugares”, destaca Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.
Um desses beneficiários foi Ualdo Carneiro Braga, de 53 anos, que possui uma barraca na feira de Camaçari. O feirante é um dos participantes mais assíduos do programa So+Ma Vantagens, que estimula a prática da reciclagem por meio da entrega de resíduos recicláveis de plástico, alumínio, papel e papelão. Com os objetos, os participantes acumulam pontos, que podem ser trocados por alimentos, produtos de higiene e limpeza, cursos, serviços ou doações para ONGs locais.
“Ao mesmo tempo que traz benefícios para nós, ajuda o meio ambiente e muita gente. Eu sempre troco os materiais por sabão líquido, que uso muito na barraca, mas tem muita gente que troca por comida. O que é lixo para algumas pessoas se transforma em alimento para outras e o meio ambiente agradece”, afirmou o trabalhador.
Em 2024, uma iniciativa arrecadou 120,5 toneladas de resíduos, economizando 8,5 milhões de litros de água, 328,6 mil kWh de energia e preservando 1.965 árvores. Os participantes também economizaram R$ 25,2 mil com o resgate de pontos, segundo a startup So+ma.
Outra ação da Braskem, o Plastitroque, recolheu 3,3 toneladas de plásticos, permitindo a troca por Plasticoins usados para adquirir alimentos e itens de higiene. Realizado em Candeias e Dias d’Ávila, o projeto beneficiou 1.232 pessoas, distribuiu 2,4 toneladas de alimentos e 4.601 produtos, e destinou os resíduos à Coopmarc, gerando renda extra para seus cooperados.