Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Risco: mais de 2 mil casos de intoxicação por produtos de limpeza são registrados na Bahia

Registros foram feitos entre 2020 e 2024

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Maysa Polcri

  • Millena Marques

Publicado em 30 de julho de 2025 às 19:08

Limpeza fica mais fácil com essas dicas
Veja quais misturas evitar  Crédito: Imagem gerada por inteligência artificial

A mistura inadequada de produtos de limpeza pode causar danos à saúde e até mesmo levar a óbito. Ao serem inalados, ingeridos ou entrarem em contato com a pele ou olhos, os produtos causam sintomas que vão desde irritações leves até reações mais graves. Na Bahia, foram registrados 2.135 casos de intoxicação por produtos domésticos entre 2020 e 2024. 

Os dados são do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox). Em abril deste ano, um homem morreu após passar nove dias internado em um hospital de Feira de Santana. Ele apresentou sintomas de intoxicação - como falta de ar, tosse e febre - depois que inalou produtos de limpeza. 

De acordo com especialistas, o item mais perigoso entre os produtos de limpeza é o alvejante, que utiliza agentes oxidantes, como cloro ou água oxigenada, para remover manchas e branquear tecidos. Ele pode ser fabricado com ou sem cloro, percarbonato de sódio e hipoclorito. A mistura do alvejante que contém hipoclorito com vinagre, por exemplo, produz gás cloro, que é extremamente tóxico.

"Alvejante com qualquer coisa vai ser perigoso, se misturar com desinfetante pode liberar amoníaco. O ideal é não misturar alvejante com nada! [O ideal] é usar ele sozinho com água. Outro ponto é que, ao se jogar alvejante em certas sujidades, como urina de animais, também haverá liberação de gases tóxicos", diz o químico Vinícius Morais. 

Em abril, a dona de casa Deusineide de Sousa, de 63 anos, morreu após inalar a mistura de cloro e desengraxante automotivo. Produtos utilizados para a limpeza de automóveis são extremamente perigosos quando misturados, alerta o químico. As receitas caseiras também são perigosas.

"Sem saber a composição exata, fica difícil demais em dizer se é possível ou não fazer uma mistura, a possibilidade de gerar gases tóxicos é muito alta, como gás cloro e amoníaco, bem como ácido clorídrico, dentre outros. O risco de tornar algo que já é corrosivo em algo ainda mais também existe", afirma Vinícius Morais.

Para chamar atenção para os riscos de misturas tóxicas, o Conselho Regional de Química da Bahia (CRQ VII) conduzirá uma ação educativa durante a IV Semana de Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no bairro do Barbalho, em Salvador. 

O jogo 'Mistura Explosiva' será apresentado para alunos da instituição de ensino na quinta-feira (31). A ação tem como objetivo informar e conscientizar os participantes de maneira lúdica sobre os riscos que as misturas caseiras para limpeza oferecem. O evento acontece das 9h às 12h.