Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Perigo: saiba quais produtos não podem ser misturados na hora da limpeza

Idosa morreu ao passar mal com cheiro de mistura para limpar banheiro de casa

  • Foto do(a) author(a) Millena Marques
  • Millena Marques

Publicado em 28 de abril de 2025 às 05:30

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa Crédito: Shutterstock

Misturar produtos de limpeza ou produzir receitas caseiras podem causar danos à saúde e até mesmo levar a óbito. O caso de Deusineide de Sousa, idosa de 63 anos que morreu após inalar a mistura de cloro e desengraxante automotivo, acende um alerta para a população. Mas, afinal de contas, quais são os produtos que não podem misturados na hora da limpeza?

O mais perigoso deles é o alvejante, produto de limpeza que utiliza agentes oxidantes, como cloro ou água oxigenada, para remover manchas e branquear tecidos. Ele pode ser fabricado com ou sem cloro, percarbonato de sódio e hipoclorito. A mistura do alvejante que contém hipoclorito com vinagre, por exemplo, produz gás cloro, que é extremamente tóxico.

"Alvejante com qualquer coisa vai ser perigoso, se misturar com desinfetante pode liberar amoníaco. O ideal é não misturar alvejante com nada! (O ideal) é usar ele sozinho com água. Outro ponto é que, ao se jogar alvejante em certas sujidades, como urina de animais, também haverá liberação de gases tóxicos", diz o químico Vinícius Morais, bacharel em química e doutorando em química analítica pelo Grupo de Pesquisa em Química Analitica (GPQA) do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Os produtos utilizados para a limpeza de automóveis, como o utilizado por Deusineide, são extremamente perigosos quando misturados. "Não é indicada a mistura de nenhum produto, somente diluições", continua Morais. As receitas caseiras também são perigosas.

"Sem saber a composição exata, fica difícil demais em dizer se é possível ou não fazer uma mistura, a possibilidade de gerar gases tóxicos é muito alta, como gás cloro e amoníaco, bem como ácido clorídrico, dentre outros. O risco de tornar algo que já é corrosivo em algo ainda mais também existe", pontua.

Não é indicado misturar produtos comprados em lojas de essências, aqueles que não apresentam composição exata. Também é importante observar para qual tipo de limpeza o produto é recomendado. "Se você quer limpar e desinfectar, utilize sabão. Só após o uso do sabão, utilize outro produto, como alvejante ou desinfetante, evite de utilizar concomitantemente. Não há necessidade", frisa.

Vinícius Morais também recomenda enxaguar bem o ambiente após passar o alvejante. "Faça isso sempre em local ventilado e aberto e, se não for possível (vide a estrutura de algumas casas), com alguém próximo que possa verificar seu estado", finaliza.

Idosa morta em Goiânia

Deusineide de Sousa, de 63 anos, morreu após passar mal enquanto limpava o banheiro de casa, em Goiânia. O caso aconteceu na última sexta-feira (18). Segundo a família, a inalou uma mistura de produtos de limpeza e não resistiu. A Polícia Civil investiga a causa da morte.

De acordo com o marido da vítima, Josemar Carlos da Silva, o casal havia acabado de almoçar quando Deusineide decidiu fazer a faxina. Ela preparou uma mistura com cloro e desengraxante automotivo para limpar o banheiro. Poucos minutos após aplicar a substância, começou a se sentir mal.

“Foi quando ela saiu do banheiro, deitou no sofá, me pediu água e foi apagando. É um cheiro muito forte”, relatou Josemar em entrevista à TV Anhanguera

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas, ao chegar, a equipe constatou que Deusineide já estava sem vida. Apesar da suspeita de intoxicação por inalação de produtos de limpeza, a família aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML) para confirmar a causa da morte.