Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Maysa Polcri
Publicado em 19 de março de 2025 às 11:29
Os conflitos de terra entre produtores rurais, indígenas e empresários do extremo-sul da Bahia têm preocupado o Governo do Estado. Nesta quarta-feira (19), os secretários Marcelo Werner, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e Adolpho Loyola, da Secretaria De Relações Institucionais (Serin), desembarcaram na região.
Eles deverão acompanhar de perto os problemas sobre invasão de terras. Em Teixeira de Freitas, os representantes irão se reunir com as partes envolvidas no conflito.
“Viemos na missão de dialogar sobre a paz no campo, essa é a nossa missão, que o governador Jerônimo nos deu. Vamos nos reunir com os produtores rurais aqui da região, Serin e SSP andando de mãos dadas, garantindo segurança pública para os baianos e as baianas”, afirmou Adolpho Loyola, secretário de Relações Institucionais
Já Marcelo Werner, secretário de Segurança Pública, afirmou que a ideia é fortalecer a mediação. “A ideia é que vamos fortalecer, cada vez mais, essa mediação, até porque o propósito do Governo e da segurança pública é exatamente promover mais o respeito, a paz social e proporcionar mais segurança para todos os cidadãos baianos”, disse.
No sábado (15), um grupo de indígenas ocupou a entrada principal do Parque Nacional do Descobrimento, localizado em Prado. O equipamento teve a visitação suspensa por tempo indeterminado. Os manifestantes reivindicam a homologação da Terra Indígena Comexatibá.