Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Tropas da Força Nacional chegam à Bahia

Militares farão serviço em terras indígenas no extremo sul do estado

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 29 de abril de 2025 às 14:47

Tropas da Força Nacional chegam à Bahia
Tropas da Força Nacional chegam à Bahia Crédito: Divulgação

As equipes da Força Nacional de Segurança Pública chegaram nesta terça-feira (29) às terras indígenas Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe, no extremo sul da Bahia. A operação ocorre em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)k, visto que algumas regiões vêm enfrentando disputas pela delimitação do território, além da presença de grupos ligados ao crime organizado na região.

A partir de agora, as equipes se reunirão com representantes da Funai para definir os ajustes estratégicos, operacionais e logísticos necessários à execução dos trabalhos.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que a atuação da Força Nacional tem como objetivo preservar a ordem pública, proteger o patrimônio e garantir a segurança das comunidades tradicionais. 

“A chegada da Força Nacional é fundamental para garantir a segurança e assegurar a ordem pública em uma região historicamente marcada por conflitos. A atuação das equipes demonstra o empenho da Senasp em proteger a população vulnerabilizada e apoiar a Funai no fortalecimento da presença do Estado na área", aifrmou o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo.

O trabalho das equipes contará com o apoio logístico da Funai, responsável por fornecer a infraestrutura necessária às atividades. O contingente mobilizado seguirá o planejamento estabelecido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em articulação com os órgãos de segurança pública da Bahia, sob a coordenação da Polícia Federal.

O número de efetivos empregados na operação não será divulgado, por questões de segurança dos agentes e das comunidades indígenas.