Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Força Nacional é convocada para atuar em conflitos no sul da Bahia

Região vive tensão por disputa entre indígenas e produtores rurais

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 17 de abril de 2025 às 09:06

Pico da disputa ocorreu com a ocupação do Parque Nacional do Descobrimento
Pico da disputa ocorreu com a ocupação do Parque Nacional do Descobrimento Crédito: Divulgação

A Força Nacional foi convocada para atuar nos conflitos que envolvem indígenas e produtores rurais no Extremo Sul do estado. A informação foi confirmada pelo Governo da Bahia na manhã desta quinta-feira (17).

O Executivo estadual informou que manterá suas ações regulares de policiamento e seguirá atuando, em conjunto com a Polícia Federal, para assegurar a paz e a ordem pública, mas, diante da complexidade da situação, acolheu a sugestão para envio da Força Nacional de Segurança Pública. A orientação veio do Ministério da Justiça e Segurança Pública — corroborada pelo Ministério dos Povos Indígenas e pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba). 

O órgão atuará especificamente em áreas de interesse e serviços da União, em regime de cooperação com as autoridades locais. Em nota, o Governo ressaltou que respeita a importância da demarcação de terras indígenas e a propriedade privada, além da garantia da ordem pública. 

A tensão na região acontece há mais de um mês e teve como estopim a ocupação da entrada principal do Parque Nacional do Descobrimento, localizado em Prado. O grupo reivindica a homologação da Terra Indígena Comexatibá, que fica em outra localidade. O local teve a visitação suspensa durante os protestos, mas foi desocupado no último dia 5. 

Segundo a assessoria do local, a saída dos indígenas se deu de forma pacífica, em cumprimento ao mandado de reintegração de posse expedido pela Justiça Federal. O parque continua fechado a visitação, para organização e limpeza, e será reaberto nas próximas semanas.