Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Após apagão geral, Espanha declara estado de emergência

Normalização do fornecimento pode levar até uma semana para ser completado

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Elaine Sanoli

  • Carol Neves

Publicado em 28 de abril de 2025 às 17:19

Apagão
Apagão Crédito: Shutterstock

Após um apagão generalizado atingir Espanha e Portugal, o Ministério do Interior da Espanha decretou estado de emergência para as regiões que formalizaram o pedido de emergência. A informação foi confirmada pela Agência Reuters. A interrupção do fornecimento energético ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (28).

Portugal e Espanha foram atingidos pelo apagão generalizado que começou por volta das 12h30 no horário local (7h30 em Brasília). Segundo a operadora de redes energéticas portuguesa REN, a causa da interrupção foi uma falha na rede elétrica espanhola, provocada por um fenômeno atmosférico raro conhecido como vibração atmosférica induzida. A normalização total pode levar até uma semana.

A pane causou interrupções em aeroportos e estações ferroviárias. A operadora ferroviária espanhola, Renfe, suspendeu seus serviços às 12h30. Já a Aena, empresa que administra aeroportos na Espanha, relatou falhas em alguns terminais, mas garantiu que geradores de emergência foram acionados.

Companhias aéreas reportaram dificuldades para operar nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. Em Lisboa, controladores de tráfego aéreo informaram restrições e redução no movimento do aeroporto da capital portuguesa.

Em Madri, estações de metrô precisaram ser evacuadas, e o trânsito no centro da cidade ficou congestionado devido à falha nos semáforos, de acordo com emissoras de rádio locais. Em Portugal, a situação foi semelhante: a polícia confirmou que semáforos de todo o país pararam de funcionar, o metrô foi fechado em Lisboa e no Porto e o serviço ferroviário ficou suspenso.