GUINNESS

Mais de 350 bailarinas quebram recorde mundial de dança na ponta dos pés nos EUA

O recorde anterior de bailarinas de ponta dançando simultaneamente num mesmo lugar por um minuto era de 306 e foi alcançado em 2019

  • Foto do(a) author(a) Alô Alô Bahia
  • Alô Alô Bahia

Publicado em 19 de abril de 2024 às 18:46

Mais de 350 bailarinas quebraram o recorde mundial de dança na ponta dos pés
Mais de 350 bailarinas quebraram o recorde mundial de dança na ponta dos pés Crédito: Reprodução/Instagram

Um recorde mundial de dança na ponta foi quebrado nos EUA. Mais de 350 bailarinas se reuniram no Plaza Hotel de Nova York com tutus brancos e ficaram na ponta dos pés para realizar o bourrée — passo em que o bailarino transfere rapidamente o peso corporal de um pé para o outro — por um minuto. Na sequência, Tina Shi, uma juíza do Guinness World Records, anunciou os resultados: “353, este é um novo recorde mundial do Guinness”. O recorde anterior de bailarinas de ponta dançando simultaneamente num mesmo lugar por um minuto era de 306 e foi alcançado em 2019.

A técnica correta de ponta pode levar anos para ser dominada e requer muito treinamento de força e condicionamento para manter os pés e tornozelos de uma bailarina saudáveis. As adolescentes vieram de todo os Estados Unidos, de Nova York a Idaho, e até mesmo de outros países, como Japão, China, Alemanha e Portugal. As bailarinas participantes tinham entre 9 e 19 anos.

O espetáculo foi organizado pelo Youth America Grand Prix (YAGP), um programa de bolsas de estudo de balé que está celebrando seu 25º aniversário com três noites de apresentações no Lincoln Center, edifício sede de doze companhias artísticas.