Montanhista morre após cair 300 metros em escalada na Itália

Monica Reginato, de 55 anos, foi socorrida imediatamente, mas morreu no local da queda

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, O Povo
  • Rede Nordeste, O Povo

Publicado em 24 de abril de 2024 às 17:33

Montanhista que morreu dava aulas sobre escaladas e autorresgate
Montanhista que morreu dava aulas sobre escaladas e autorresgate Crédito: Reprodução/Facebook

A italiana Monica Reginato, de 55 anos, morreu após cair de uma altura de 300 metros na montanha de Sorapiss, no norte da Itália. A tragédia aconteceu no último sábado, 20, quando ela e mais três amigos escalavam o monte. Todos são montanhistas profissionais e a polícia local irá investigar o caso.

A rota era uma das mais difíceis do Vale Ampezzo. A queda teria ocorrido quando Monica trocava de sapatos para escalar na neve, segundo o jornal italiano Il Gazzettino.

Após a queda, os amigos que escalaram com Monica chamaram o helicóptero de resgate e os médicos constataram a morte dela ainda no local.

Ao descerem a montanha, os três foram ouvidos pela polícia, que irá investigar o caso. A equipe busca reconstruir os eventos que levaram à queda, e entender por que uma montanhista tão experiente acabou caindo.

Monica Raginato foi professora na escola de alpinismo "Le Torri" por 20 anos, e por isso atualizava-se regularmente sobre as práticas de autorresgate.

A Scuola Le Torri lamentou a morte dela nas redes sociais. "Depois de tantos anos explorando a neve e as rochas, você escolheu o ambiente que mais gosta para vivenciar uma nova aventura. Desta vez, foi a última", escreveu na postagem.

O caso de Monica relembrou a imprensa italiana de Davide Miotti, que em 2022 também morreu após cair da montanha Marmolada, a cerca de 65 km da montanha onde Monica morreu.