2,5 mil pratos de caruru serão distribuídos de graça em Salvador nesta quinta (15) 

Ação integra programação da XIV Caminhada pelo fim da violência e da intolerância religiosa e pela paz

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de novembro de 2018 às 11:57

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

O Terreiro do Cobre, localizado na Rua Apolinário Santana no bairro do Engenho Velho da Federação em Salvador, fará nesta quinta-feira (15) a distribuição de cerca de 2,5 mil pratos de caruru. 

Ao final da caminhada haverá a distribuição do caruru. Para o preparo estão sendo usados 6 mil quiabos, 40 kg de camarão, 8 sacas de cebola, 40 kg de feijão fradinho, 40 kg de arroz, 30 kg de farinha, 400 kg de frango além dos temperos e 48 litros de azeite de dendê.  A distibuição acontece em função da realização da XIV Caminhada pelo fim da violência e da intolerância religiosa e pela paz. Organizado por uma comissão formada por vários terreiros sediados no Engenho Velho da Federação e adjacências a partir das 15 horas, com saída do final de linha do bairro, onde fica o busto em homenagem a Doné Ruinhó. Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO A caminhada começou em 2004, quando terreiros do bairro começaram a ser atacados por denominações de igrejas  neopentecostais. Vestidos de branco, representantes da diversidade, que caracteriza as religiões afro-brasileiras, tomam as ruas do bairro e de áreas próximas para ratificar o direito à liberdade de culto, que é assegurado pela Constituição Brasileira.

Com o lema “A Justiça dos Caboclos, Orixás, Voduns e Nkisis já foi feita- Continuaremos cultuando a nossa ancestralidade”, a caminhada chama a atenção sobre a necessidade constante de manter a vigilância e o protesto contra os ataques à liberdade de culto. Historicamente, as religiões de matrizes africanas são as denominações que mais têm sofrido ataques generalizados no Brasil contra os seus direitos.

Serviço  Terreiro do Cobre - Rua Apolinário Santana 154 - Engenho Velho de Federação - Telefone: (71)  3203 - 7131