4,3 mil malotes com provas do Enem começam a chegar à Bahia

bahia
03.10.2018, 10:00:00
(Foto: Arquivo CORREIO)

4,3 mil malotes com provas do Enem começam a chegar à Bahia

No país, 60 mil malotes estão sendo distribuídos

Todo mundo sabe que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não perdoa o atraso dos candidatos e para dar o exemplo as provas dos mais de 5,5 milhões de candidatos já começaram a ser enviadas para os estados mais de um mês antes da aplicação das provas - nos dias 4 e 11 de novembro. A distribuição começou no sábado (29), dois dias depois do Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem, em Osasco (SP).

No total, foram encaminhados mais de 60 mil malotes pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, sendo que 4.392 deles vêm para a Bahia. O estado vai aplicar as provas em 160 municípios. O material está sendo enviado via aérea e depois escoltado pelas forças de segurança até os batalhões do Exército, onde as provas ficarão guardadas até o dia da aplicação.

Caminhões serão escoltados até os batalhões do Exército (Foto: Arquivo CORREIO)

Em 2018, o Enem completa 20 anos, sendo que, nas últimas dez edições, a logística de distribuição das provas foi realizada através dos Correios, responsável pela retirada do material da gráfica até a entrega nos locais de prova. São 8 mil rotas de transporte.

Em nota, a empresa informou que realiza a Operação Enem desde 2009, quando o Inep fez o convite para operar a logística do exame, depois que provas foram furtadas de uma das gráficas responsáveis pela produção dos cadernos de questões.

Os Correios são parceiros do Inep em outras operações, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Cartões com local de prova começam a ser enviados este mês (Foto: Arquivo CORREIO)

As provas serão aplicadas em dois domingos. No dia 4 de novembro, os candidatos vão responder às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e a Redação. O tempo de duração será de 5 horas e meia.

Já no dia 11 de novembro será a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas - meia hora a mais que na última edição. Os cartões de confirmação, com o local da prova de cada estudante, serão divulgados a partir deste mês. Na Bahia, 398 mil candidatos confirmaram participação no Enem, e o estado é o terceiro maior em número de inscrições, sendo o primeiro do Nordeste.

Os estudantes terão que esperar três dias para checar a resposta oficial das provas - os gabaritos serão publicados no dia 14 de novembro. Os resultados individuais serão divulgados em janeiro, e os espelhos da Redação, em março, mas as datas ainda não foram definidas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas