Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Vanessa Brunt
Publicado em 27 de maio de 2020 às 05:00
- Atualizado há 2 anos
Cuidar da saúde mental e saber quando pausar são pontos essenciais em tempos de isolamento/quarentena, mas observar como criar novas oportunidades na crise e descobrir mais de si, enquanto desenvolve lados profissionais proveitosos, também podem ser aspectos colocados na sua lista de prioridades.>
Para dar uma mãozinha a mais nessa empreitada, além dos diversos conteúdos que já temos aqui sobre criatividade, empreendedorismo e afins, separei desta vez diversos e-books que fogem dos clichês e trazem dicas realmente práticas para aguçar a sua criatividade enquanto movimenta equipes e ganha destaque no universo digital.>
São indicações bem definidas e misturadas a casos reais para quem quer leituras que fluem bem e esclarecem o que outros conteúdos disponibilizados pela web podem não ter conseguido.>
Conheça os perrengues passados pelo dono da Pixar e vá até um estudo aprofundado sobre como se destacar atualmente no Instagram. Confira:>
Leia também: 5 atitudes não óbvias para ampliar a produtividade e os lados criativos enquanto diminui a ansiedade no dia a dia>
1. Roube Como Um Artista + Mostre Seu Trabalho (de Austin Kleon) Verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, o livro do designer e escritor Austin Kleon ganhou a lista dos mais vendidos do jornal The New York Times. Com bom humor, ousadia e simplicidade, ele mostra em textos e capítulos curtos como aguçar a própria criatividade e ser mais produtivo pode ser mais simples do que muitos pensam.>
Com uma mistura de indicações diretas e relatos rápidos das próprias experiências, Kleon mostra formas de usar referências para criar a sua originilidade. São dicas práticas e fora dos clichês para ampliar a produtividade e o potencial criativo, além de quebrar bloqueios de ideias.>
Na minha lista de livros favoritos da vida (feita em vídeo para o IGTV) já tinha falado um pouco sobre Roube Como Um Artista.>
Após Roube Como Um Artista, o autor lançou Mostre Seu Trabalho, no qual ensina ao leitor como compartilhar sua criatividade e tornar seu trabalho mais conhecido na era digital. Dividido em 10 capítulos com regras objetivas, citações, exemplos práticos e ilustrações, o livro mostra como criar interesse e curiosidade em torno de seus projetos com táticas mais relevantes que o conhecido networking.>
É bacana devorar a segunda obra apenas após conferir a primeira. Ambas formulam uma leitura rápida, incrivelmente auxiliadora, de linguagem amigável e que faz clichês serem repensados.>
➨ Preço: R$ 19,50 (e-book) | R$ 20,90 + frete (físico) | Está gratuito para Kindle Unlimited no momento ➨ Lançamento: 2013 ➨ Editora: Rocco ➨ Nacionalidade: EUA (com tradução | em português) ➨ Páginas: 140>
2. Criatividade S.A. (de Edwin Catmull) Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes adorados por multidões, como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo? Quais as discussões e crises ocorridas e superadas pela imaginação durante os processos? Na obra, Ed Catmull, presidente da Pixar, conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, que ele ajudou a fundar, ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986.>
Além de descrever em uma série de detalhes cronológicos o desenvolvimento de uma das empresas mais queridas do mundo, o autor faz isso como pano de fundo em um incrível guia de gestão de empresas criativas, gerando aprendizados para mais produtividade em qualquer âmbito da vida.>
Os valores apresentados por Catmull, a forma como todos os grandes sucessos da Pixar foram construídos, os vários fracassos e percalços que nunca chegaram ao grande público e, principalmente, todo o aprendizado incluso nesses acontecimentos, fazem essa obra navegar tão bem por duas linhas: a biográfica e a informacional.>
Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, em um livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios. A obra é uma aula de inovação e gestão de pessoas.>
➨ Preço: R$ 17,85 (e-book) | R$ 25,50 + frete (físico) ➨ Lançamento: 2014 ➨ Editora: Rocco ➨ Nacionalidade: EUA (com tradução | em português) ➨ Páginas: 336>
3. Mais de 30 e-books gratuitos do Sebrae>
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) já é conhecido por todo o país por ajudar pequenos, médios e grandes empresários a alavancarem os seus resultados. Ele já foi, inclusive, indicado aqui na coluna na lista de 5 sites para ganhar dinheiro na internet ou ajudar pequenos negócios.>
O portal oferece cursos e outros serviços gratuitos em suas plataformas. E juntamente com o seu portal de atendimento, o Sebrae disponibilizou, dentre os seus conteúdos, um kit com mais de 30 e-books sobre empreendedorismo e todas as áreas que o envolvem: marketing, finanças, planejamento e mais.>
Todas as obras são escritas por profissionais renomados e/ou grupos de grandes projetos. Um exemplo é o e-book 50 Histórias Para Inspirar a Sua Jornada Empreendedora, que foi criado a partir de uma parceria entre o Sebrae e a Endeavor (maior organização do país de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto).>
Para ter acesso ao conteúdo completo, é preciso preencher um pequeno formulário que inclui o CNPJ da sua empresa. Após inserir seus dados, é possível baixar todos os e-books gratuitamente.>
➨ Acesse os e-books gratuitos>
4. E-books e conteúdos do Efeito Orna | Instagram Skills (de Bárbara, Débora, Júlia e Alcântara) Os projetos do Efeito Orna já foram indicados aqui na coluna em seus diferentes formatos. O podcast Tudo Orna e o perfil de Instagram do Efeito já apareceram em listas como a de 5 perfis do Instagram com conteúdos e monitorias para melhorar sua presença digital.>
O Efeito foi criado por três mulheres empreendedoras repletas de marcas de sucesso, como é o caso da Orna ou do Orna Café (de Curitiba). Além de criarem os próprios negócios, as irmãs Bárbara, Débora (que é Top Voice LinkedIN) e Júlia também produzem conteúdos digitais com dicas, análises de casos, cursos e produtos para impulsionar outros possíveis empreendedores – ou qualquer um que deseje crescer pela internet.>
Em meio aos produtos oferecidos, estão diversos itens gratuitos que são lançados no site (e avisados no Instagram) do projeto. Existem e-books pagos, porém, com conteúdos diferenciados e mais aprofundados para quem quer ampliar a presença digital e a criatividade nas redes.>
O livro Instagram Skills (R$ 79,90), por exemplo, apresenta dicas adentradas nas habilidades indispensáveis para você desenvolver seu Instagram profissionalmente: fotografia, direção de arte, produção, design, coolhunting, social media, RP e videomaking. O e-book Digital Marketing de mostra como estratégias, mensurar resultados e saiber quanto investir em influenciadores. O Instagram Métricas é outro título do catálogo.>
➨ Acesse os e-books e cursos pagos. ➨ É possível acessar diversos outros e-books gratuitos e conteúdos que não precisam ser pagos na aba de Materiais Gratuitos do site.>
Para quem tem interesse no conteúdo, o e-book gratuito Instagram Para Empresas também pode ser uma boa pedida.>
5. A Grande Magia (de Elizabeth Gilbert) Ao compartilhar histórias da própria vida, de amigos e das pessoas que sempre a inspiraram, Elizabeth Gilbert (mesma autora de Comer, Rezar e Amar) reflete sobre o que significa vida criativa. Segundo ela, ser criativo não é apenas se dedicar profissional ou exclusivamente às artes: uma vida criativa é aquela motivada pela curiosidade. Uma vida sem medo, um ato de coragem. A partir de uma perspectiva única, A Grande Magia deixa dicas e exemplos para que o leitor encontre novas formas de lidar com as partes mais difíceis do trabalho, dar mais paixão à vida cotidiana e criar formas de convencimento com mais leveza. As dicas práticas chegam até a de trazer conselhos para a vida amorosa: sobre como convencer o outro da melhor maneira em diálogos saudáveis.>
Assim, com profunda empatia e generosidade, Elizabeth Gilbert oferece poderosos insights sobre a misteriosa natureza da inspiração.>
➨ Preço: R$ 13,92 (e-book) | R$ 22,90 + frete (físico) ➨ Lançamento: 2015 ➨ Editora: Objetiva ➨ Nacionalidade: EUA (com tradução | em português) ➨ Páginas: 192>
Para quem curtir a leitora, outra indicação positiva é o livro Confiança Criativa, de David Kelley e Tom Kelley.>
DICA EXTRA: uma dica extra para aguçar a criatividade é o livro 333 Páginas Para Tirar o Seu Projeto do Papel (R$ 17,91). “Este não é um livro para você ler. É um livro para você fazer.” Assim é definida a proposta dos empreendedores Daniel Larusso, Gabriel Gomes e Luciano Braga, autores da obra. O livro funciona de modo interativo e possui, como o próprio título diz, 333 preposições, questões ou desafios para ajudar o leitor/empreendedor a encontrar (ou reafirmar) o seu projeto e dar vida à ele. É possível usar o formato e-book e fazer as anotações no caderno.>
O Andar do Bêbado (R$ 29,90) é mais uma indicação. E, no momento em que escrevo este conteúdo, o e-book Os 12 Hábitos das Pessoas Altamente Produtivas está em 1º lugar dos Mais Vendidos da Amazon, estando gratuito para Kindle Unlimited.>