5 espaços a céu aberto para conhecer um outro lado de Salvador

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 4 de maio de 2022 às 14:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

1. Praça Ana Lúcia Magalhães (no Itaigara) Praça Ana Lúcia Magalhães (divulgação) Com um vasto espaço verde, com famílias passeando, pets em suas coleiras, pessoas fazendo atividade física e outras apenas contemplando a natureza enquanto estão nos banquinhos, o local chega a lembrar um pouco das sensações do Central Park, em NY.

A praça tem água de coco à venda, restaurantes com açaí e tortas por perto e ainda recebe com constância diversas feirinhas criativas de artesanatos e afins. É uma ótima opção para quem deseja um dia mais calmo em um ambiente a céu aberto.

O espaço também oferece opções diversas de entretenimento para toda família: nos finais de semana você pode encontrar brinquedos e guloseimas para crianças, encontros de cachorros e até mesmo atividades em grupo, como aulas de Yoga.

➨ Visitação: A praça está aberta para atividade todos os dias. ➨ Endereço: Praça Ana Lúcia Magalhães - Pituba

2. Parque dos Ventos (Boca do Rio) Parque dos Ventos (Secom/PMS) O Parque dos Ventos costumava ser mais voltado para atletas, mas aos poucos foi atraindo crianças, pets, famílias e qualquer um que desejasse um local para relaxar e passear olhando para o mar.

Por lá existem diversas opções de lazer, como brinquedos, área de skate, espaço específico para caminhada, bike, patinação e a lista não para.

Sempre movimentado, o parque também inclui opções como barracas de água de coco, acarajé e alguns ambulantes que dispõem de uma variedade de produtos.

➨ Horário de Visitação: 24h ➨ Endereço: Avenida Otávio Mangabeira, Boca do Rio ➨ Valor do ingresso: entrada gratuita.

3. Vila Caramuru Vila Caramuru (divulgação) A Vila Caramuru já é popular pelos amantes da vida noturna da cidade. Antes conhecido como Mercado do Peixe, o complexo de restaurantes passou por uma reforma e ganhou um ambiente muito mais estruturado para oferecer o melhor serviço do Rio Vermelho.

Mas está enganado quem acredita que o lugar só funciona durante a noite. Os restaurantes já começam a funcionar para almoço e oferecem uma linda vista para quem decide comer por lá. Vista essa, inclusive, que rendem ótimas fotos.

O melhor lugar para fotografar é no estacionamento do local, onde há uma bancada de concreto e algumas pedras onde as ondas batem. Durante o pôr do sol, a vista fica ainda mais especial. Vale levar o seu amor e unir, em um combo, um passeio romântico diferenciado.

➨ Visitação: de segunda à sábado, das 11 às 06h. Domingo, das 12 às 00h. ➨ Endereço: Praça Caramuru, 2 – Rio Vermelho.

4. Base Naval de Aratu Base Naval de Aratu (Diário de Salvador/reprodução) O mar da Baía de Todos os Santos é mais uma beleza localizada no Subúrbio. Na realidade, a Base Naval é restrita apenas a militares e convidados, mas em sua fronteira há três praias que valem a pena serem visitadas e fotografadas: Inema, São Tomé de Paripe e Tubarão.

As três estão lado a lado e são conhecidíssimas pelas suas águas cristalinas, principalmente durante a maré baixa. Quem vai até elas na intenção de fotografar ainda pode aproveitar a viagem para aproveitá-las até o pôr do sol, ou ainda atravessar de barquinho até as Ilhas de Maré ou Frades – com destaque à lindíssima Praia das Neves.

Para quem quer curtir bastante a luz natural, aproveitar aspectos da natureza (como pedras, coqueiros e árvores) e pegar diferentes ângulos com o nascer ou a ida do sol, a pedida é certeira.

➨ Endereço: R. Benjamin de Souza – São Tomé de Paripe.

5. Mercado São Miguel Mercado de São Miguel (Secom/PMS) Localizado no Centro antigo de Salvador, uma das áreas mais nobres da capital nos anos 50, o Mercado São Miguel, marco da região da chamada Baixa dos Sapateiros desde 1965, foi reinaugurado no último dia 5/4.

O espaço abre as portas com uma proposta de comércio de rua. O local possui bares, restaurantes, lojinhas de artesanatos, hortifruti e outros. Logo, para quem vai passear, fazer compras ou está simplesmente procurando um local diferente para turistar na própria cidade, fica a interessante proposta.

O espaço foi pensado para movimentar o Centro Histórico e ser uma opção para as pessoas que visitam os pontos turísticos que ficam no local.

Por ficar em uma região de comércio popular frequentada por muitas pessoas, o mercado possibilita aos visitantes opções de compras e lazer, oferecendo locais para refeições e bares para uma saída ocasional com os amigos.

Como a abertura é recente e o distanciamento social deve prosseguir, muitos comerciantes ainda estão abrindo as portas e ocupando os mais de 40 boxes disponíveis.

➨ Horário de funcionamento: Segunda a Sábado das 10h às 16h. ➨ Endereço: Av. José Joaquim Seabra, 151, Nazaré.