5 eventos literários para nunca perder em Salvador

vanessa brunt
22.01.2020, 14:46:30
Atualizado: 13.02.2020, 14:19:17

5 eventos literários para nunca perder em Salvador

Para quem ama literatura ou quer se aproximar mais dos livros, pode parecer um sonho quase utópico adquiri-los gratuitamente em ótimo estado e ainda, ao mesmo tempo, conhecer gente que quer falar mais sobre o tema. Mas Salvador prova que respira arte, e não faltam opções de eventos literários repletos de acessibilidades.

Escambos de livros, rodas de conversas com autores, clubes de leitura presenciais e muitos descontos se misturam nas possibilidades para quem quer conhecer gente bacana e, de quebra, levar novos títulos para casa com facilidade.

Conheça eventos literários para bater muito papo e vivenciar novas obras na capital baiana:

• Veja também outros clubes de literatura, saraus e mais eventos para acompanhar em Salvador: confira em outra lista desta coluna clicando AQUI

1. Navegue no Bem | @naveguenobem

Projeto criado em 2013, o Navegue no Bem tem como objetivo incentivar o hábito da leitura a partir das trocas de obras literárias de forma livre e gratuita. O escambo de livros acontece uma vez ao mês em praças ou espaços culturais e ainda traz bate-papos, oficinas e outros projetos com grupos parceiros em edições especiais.

Navegue no Bem (Reprodução)

Obras literárias de todos os gêneros e para todas as idades (incluindo livros de língua estrangeira) podem ser levadas para o evento. São aceitos também livros sobre as ciências humanas, especialmente nas áreas da arte, educação, filosofia, sociologia, política, políticas públicas, psicologia, letras e cultura. Livros religiosos, espiritualistas e sobre meditação, bem-estar e autoajuda também podem ser inclusos.

O que não entra no projeto são livros em estados físicos ruins ou didáticos. Bíblia, livros de colorir, gibis e obras com teores preconceituosos (racistas, machistas, facistas, gordofóbicos...) também não são aceitos.

Ao chegar no evento, basta procurar uma das pessoas com uma camisa que tenha a logo do projeto para fazer um rápido cadastro, incluindo o número de livros que levou, e depois é só se divertir e levar livros novos para casa. Maria Isabel, Laís Barbosa, Mariana Ferreira, Iaslane Bonfim e Rose Pessoa são algumas das navegadoras do bem.

O próximo encontro já está marcado para 25 de janeiro, na Saladearte Cinema do Museu, localizado no Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória. Veja mais no blog do projeto.

➨ Quando acontece: uma vez por mês.
➨ Entrada: gratuita.
➨ Livros: gratuitos (escambo/troca).
➨ Onde acompanhar: Instagram  | Blog  | Facebook 

2. PO Convida | Projeto criado por: @primeiraorelha 

O projeto PO convida é um projeto mensal que foi criado por Deko Lipe, crítico de livros no perfil de Instagram Primeira Orelha. A iniciativa promove bate-papos com autores, produtores de conteúdo literário e outros convidados sobre temas e desafios que a literatura apresenta atualmente.

PO Convida (Foto: Reprodução)

Além de proporcionar interação entre o público e os artistas que compõem a mesa do evento e de despertar o interesse em novos leitores, o PO Convida sempre levanta um novo tema como foco a cada edição. Já foram abordadas temáticas como: Mães na literatura; Publicação independente e suas limitações; Os desafios da literatura lésbica; A importância da literatura para a criança; e A literatura por negros na atualidade.

A finalidade é a maior disseminação de diferentes vozes e espaços, por isso as interações passeiam por livrarias e outros ambientes de Salvador a cada nova reunião. Já participaram do bate-papo autores como Ana Fátima dos Santos, Ana Paula Mira, Emília Nuñez, Érica Falcão, Márcia Kupstas, Maria Luiza Maia, Matheus Peleteiro, Cristiane Schwinden, Drikka Silva, Paula Curi, Nay Rosário, Adilson Passos, Cássia Valle e Celina Bezerra.

Neste sábado (25), das 13h às 17h, o Navegue no Bem (indicado acima) e o Primeiro Orelha unem suas propostas para realizar um evento literário gratuito que acontece no Museu Geológico da Bahia. O bate-papo terá como tema Literatura em Quadrinhos Nacionais enquanto acontece o escambo de livros. Os autores convidados são: Amine Barbuda, Bruno Marcello, Marcello Fontana e Marcelo Lima. 

A programação prevista para o ano é: 25 de janeiro: Literatura em quadrinhos nacionais | 08 de fevereiro: Literatura e música  | 28 de março: Sarau do PO - Aniversário do PO | 25 de abril: Literatura infantil e suas fases | 30 de maio: Literatura fantástica e geek | 20 de junho: Diversidade na literatura | 25 de julho: Literatura e outras mídia | 29 de agosto: Literatura folclórica e seus mitos | 19 de setembro: Literatura de cordel | 24 de outubro: Literatura e infância: Diversão e Educação | 28 de novembro: Literatura afirmativa | 12 de dezembro: Literatura e teatro.

➨ Quando acontece: uma vez por mês.
➨ Entrada: gratuita.
➨ Livros: disponíveis para adquirir no local (a ideia é conhecer novos autores e dá para comprar livros diretamente pelas mãos deles).
➨ Onde acompanhar: Instagram.

3. Literatroca | @literatroca 

Outro projeto criado para repensar o consumo de livros é o Literatroca, nascido pelas mãos da escritora baiana Maria Luiza Maia e de Gabriela Blenda. O esquema de escambo é totalmente gratuito, basta levar um livro e trocar por outro. Lá, o pessoal aproveita para bater papos literários e, dependendo do local da edição, param para tomar um sorvete e começar as leituras ali mesmo.

Literatroca (Foto: Reprodução)

Mesmo que os livros de romances contemporâneos sejam os mais vistos nas opções, poesia e outros gêneros também se misturam no evento. O Literatroca é aberto para receber qualquer tipo de livro de ficção e não-ficção, não aceitando didáticos e, obviamente, livros em mau estado de conservação.

Ainda que o projeto não tenha uma periodicidade ainda definida, ele tem mantido um bom ritmo nos últimos tempos, surgindo com novas edições a cada mês. "Pode ser que continuemos assim, ou pode ser que só voltemos em março ou abril. Infelizmente, ainda varia", conta Maria Luiza, que pretende definir em breve uma periodicidade para o projeto.

"Tem gente que leva 5, 10, 15 ou 20 livros de vez. E o legal é que mesmo que não troquem todos, deixam o livro no nosso acervo, já que por algum motivo não se identificam mais com os livros e querem que eles façam parte de algo ou sejam parte da estante de outra pessoa no futuro", conclui Maria.

➨ Quando acontece: geralmente uma vez por mês.
➨ Entrada: gratuita.
➨ Livros: gratuitos (escambo/troca).
➨ Onde acompanhar: Instagram.

4. Clube de Leitura Passos Entre Linhas | @passosentrelinhas

O Clube de Leitura Passos Entre Linhas surgiu a partir do projeto literário de mesmo nome, que está presente no Instagram e Youube e é administrado pela leitora Lorena Ribeiro. Os encontros acontecem mensalmente na Livraria Cultura do Salvador Shopping e tem como principal objetivo ler livros escritos por autoras negras e autores negros. A livraria, inclusive, oferece um desconto de 10% para quem estiver participando do clube e quiser adquirir obras lá.

A participação é gratuita e qualquer pessoa pode participar. "É só chegar!", convida Lorena, afirmando a não necessidade de cadastros e afins.
Ainda que o clube tenha o seu foco, livros diversos podem ser discutidos e é o clube é aberto a sugestões. Já participei de uma edição e o papo aflorou para diversas questões reflexivas.

Clube Passos Entrelinhas (Foto: Reprodução)

Lá existem momentos para recitar, para conversar sobre a vida, para repensar o mercado literário... tudo em conexão com a literatura. Ou seja, o papo não fica preso apenas ao livro discutido. E, justamente por isso, também não é obrigatória a leitura prévia do título definido, embora seja recomendável, até para que o objetivo não se dissipe.

Quem quiser receber e-mails sobre o clube e/ou sugerir livros para os encontros pode clicar aqui.

Veja a programação deste semestre clicando aqui.

➨ Quando acontece: uma vez por mês.
➨ Entrada: gratuita.
➨ Livros: 10% de desconto na Livraria Cultura.
➨ Onde acompanhar: Instagram.

5. Feira Rua Livre | @rualivressa

Feito para encontros e múltiplas expressões artísticas, o Rua Livre mistura arte, artesanato, gastronomia e músicas na rua Direta do Santo Antônio, a principal do bairro. O projeto é uma iniciativa dos moradores do local, mas abre alas para expositores de outros cantos, que vendem ali na rua mesmo.

Rua Livre (Foto: Reprodução)

Lá, sempre é possível encontrar livros diversos (usados ou não) com preços amigáveis. Sebos de livros virtuais e outras lojas se mesclam na proposta. O @seboapanhadordelivros, por exemplo – que é baiano, mas envia para todo o Brasil –, costuma participar.

Quadros, camisetas com frases e outras artes que envolvem a escrita também são facilmente vistas no evento, o qual traz como lemas frases como: “por uma cidade livre e orgânica” e “distribuindo gentilezas”.

Apesar de não existir uma periodicidade fechada para a feira voltar a acontecer, ela não é de demorar e está sempre movimentando o Instagram, onde também posta as chamadas para as novas edições.

Para quem quer expor ou tirar mais dúvidas, é só clicar aqui.

➨ Quando acontece: sem periodicidade definida (novas edições são divulgadas no Instagram).
➨ Entrada: gratuita.
➨ Livros: preços amigáveis (livros usados ou não).
➨ Onde acompanhar: Instagram.

Extra: outro evento bacana para acompanhar é o Clube do Livro Charmoso, que foca em livros da editora Charme (escritos por mulheres). O evento acontece na Livraria Leitura do Shopping Bela Vista e é mediado por Mara Santos, do @tresleitoras.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-3-a-praca-do-povo/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-2-a-fuga-do-deposito/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neymar-sera-desfalque-no-carnaval-2020-dessa-vez-sem-polemica/
Craque brincou com a situação em vídeo no Instagram; em 2019 ele estava em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-vai-abrir-desfile-icada-nesta-sexta-feira-21-assista/
Cantora comanda bloco Blow Out, no circuito Dodô (Barra-Ondia)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cid-gomes-tem-quadro-clinico-estavel-diz-boletim-medico/
Cid foi baleado durante um protesto de policiais militares no Ceará
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-pipocas-de-saulo-e-anitta-e-novidade-na-barroquinha/
Quadro é apresentado pelo chefe de reportagem Jorge Gauthier
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-paredao-para-o-trio-o-poeta-e-la-furia-levam-pagodao-a-barra/
Bandas foram umas das últimas a se apresentar na noite desta quinta (20)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-que-rolou-de-melhor-no-primeiro-dia-do-carnaval/
Muita pipoca, Claudinha de guarda, volta de Brown...
Ler Mais