5 séries leves e sem comédia pastelão para você assistir antes de dormir

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 14 de abril de 2021 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Assistir, ler ou fazer coisas mais densas, tensas ou "pesadas" poucas horas antes de ir dormir pode ser um grande empecilho para uma boa noite de sono e, até, para o seu humor no dia seguinte.

É fundamental, então, criar uma espécie de higiene do sono, principalmente neste momento de pandemia, em que estamos vivendo tantos aspectos difíceis nos momentos diários. E, para seguir da melhor maneira, o ideal é tirar o celular do lado, não ingerir bebidas que contenham cafeína, não consumir álcool e não optar por comidas mais pesadas, assim como cuidar do que vai assistir ou ler: é o que explica a Psicóloga, especialista em Psicologia da Saúde, e escritora Elizza Barreto, 25.

"Não existe uma pesquisa científica que deixa claro qual o melhor horário para iniciar esses cuidados, mas os nutricionistas costumam indicar que 2h antes de dormir as ingestões de alimentos já sejam mais leves, então o ideal é que, pelo menos a partir desse horário, já haja um cuidado maior", afirma a profissional.

Elizza também esclarece que após assistir algo mais pesado, o indivíduo pode ter complicações no dia seguinte, como acabar ficando mais distraído. "Recorrer à arte é ideal nesses tempos delicados, mas é fundamental esta cautela", conclui.

Como uma apaixonada por filmes, séries e livros, já senti na pele essas complicações diárias. Após optar por obras de contos e séries mais leves antes de ir dormir, tudo mudou na minha rotina. E para ajudar também na sua vivência, fiz uma seleção apenas com tramas levinhas desta vez.

Porém, esqueça a ideia de comédia pastelão ou de obras que não trazem conteúdos também para sair das caixas. Essas são produções para se deleitar e aumentar a autoestima, mas que também apresentam roteiros inteligentes e boas reflexões. Confira:

➨ Antes de tudo, confira algumas das séries levinhas que já foram indicadas aqui na coluna (em diferentes compilados). Clique nos títulos para ler mais sobre cada uma:

● Jane The Virgin ● The Bold Type ● Emily in Paris ● Begin Erica ● Glow Up ● The Marvelous Mrs. Maisel ● Valéria ● The Fosters ● One Day at a Time ● Ah, e claro que Friends não pode ficar de fora de qualquer lista sobre séries leves. Então, fica desde já como um extra por aqui.

Agora sim, vamos para a nossa lista com novas indicações:

1. Supermães Supermães (divulgação) A trama apresenta as vidas de quatro mães trabalhadoras e amigas, que tentam balancear trabalho, família e romance no dia a dia da cidade de Toronto. Com humor ácido, a produção é recheada de críticas sobre como a sociedade enxerga mulheres que recém tiveram filhos.

E, apesar da obra não hesitar em mostrar situações de machismo sendo combatidas com o humor e diálogos bem construídos, a série é uma opção leve e descontraída para quem quer dar um bom respiro nos pesos cotidianos.

Para quem quer episódios curtos, algumas pitada de aprendizados e uma trama que não cai nos clichês, esta é a opção ideal.

➨ Onde assistir: Netflix  ➨ Duração por episódio: 30 min ➨ Gênero: Comédia Dramática ➨ Nacionalidade: Canadá ➨ Número de temporadas: 4 (já renovada para a 5ª) ➨ Episódios por temporada: 13 ➨ Lançamento: 2017

2. The Kominsky Method O Método Kominsky (divulgação) Protagonizada pela dupla Michael Douglas e Alan Arkin e vencedora de dois títulos do Globo de Ouro, a série The Kominsky Method – que no português leva o nome de Método Kominsky – conta a vida Sandy Kominsky, um ator de Hollywood que não teve um grande papel em anos. Ele passa, então, a ganhar a vida como um renomado professor para uma classe de atuação.

Por outro lado, Norman, amigo e agente de Sandy, é um homem que também está passando da meia-idade e se tornou obcecado pela batalha de sua esposa contra o câncer.

Sarcástica, a trama brinca com sua comédia dramática e usa uma linha que consegue divertir mesmo ao tratar de temas delicados.

Juntos, os protagonistas têm que aprender a lidar com a mortalidade e outras questões humanas como solidão, declínio profissional e problemas de próstata. Em meio às reflexões de vida, o ponto de base para o telespectador se torna o de testemunhar a resiliência pela amizade.

➨ Onde assistir: Netflix ➨ Duração por episódio: 28 minutos, aproximadamente ➨ Gênero: Comédia Dramática ➨ Nacionalidade: EUA ➨ Número de temporadas: 3ª e última temporada já foi confirmada ➨ Episódios por temporada: 8 ➨ Lançamento: 2018

3. Doces Magnólias Doces Magnólias (divulgação) Baseada nos livros da coleção Sweet Magnolias, de Sherryl Woods, a série ganha o espectador por mostrar a simplicidade e os problemas do dia a dia de três mulheres da Carolina do Sul. Elas são melhores amigas desde o colegial e, juntas, vivem as complexidades no romance, na carreira e na família.

Essas amigas decidem realizar o sonho de abrir um spa voltado apenas para o público feminino. Só que Maddie está passando por um divórcio, Dana Sue Sullivan está completamente focada no seu restaurante e Helen Decatur é uma advogada de sucesso super requisitada pelos moradores da cidade. E, no meio disso tudo, os filhos de Maddie e Dana Sue tentam passar pelo Ensino Médio com o mínimo de trauma possível.

Para quem ama outras produções levinhas como Virgin River, Gilmore Girls e Everwood (que ficam aqui também como dicas extras), esta é a opção ideal. Sabe quando você só precisa sentar na frente da TV, ligar em uma série e esquecer de todos os problemas? Essa trama está aqui exatamente para isso.

➨ Onde assistir: Netflix  ➨ Duração por episódio: 60 min ➨ Gênero: Drama, Romance ➨ Nacionalidade: EUA ➨ Número de temporadas: 1 (mas 2ª já foi confirmada) ➨ Episódios por temporada: 10 ➨ Lançamento: 2020

4. Modern Love Modern Love (divulgação) Baseada na coluna do The New York Times, a série conta casos reais sobre relacionamentos – que não necessariamente são românticos, mas que trazem lições de vida e empatia.

Cada episódio, portanto, apresenta uma rápida história de forma independente. Os atores selecionados se encaixam de forma ideal, levando a identificação ao espectador com carisma. Alguns já são conhecidos do grande público, como Anne Hathaway, que interpreta uma mulher que luta contra ela mesma; Tina Fey, que retrata uma esposa tentando salvar o casamento; Dev Patel, que é um criador de aplicativo de paquera que sofre de amor; e o cantor Ed Sheeran, que faz uma ponta em um dos episódios.

São oito situações retratadas na primeira temporada, umas muito boas e outras nem tanto assim – como é afirmado pelo consenso do público –, mas nada que chegue ao ponto de não merecer a sua atenção, muito pelo contrário. Cada uma passa a sua mensagem e, com certeza, algumas tocarão mais a fundo.

➨ Onde assistir: Prime Video ➨ Duração por episódio: 30 min ➨ Gênero: Comédia Dramática ➨ Nacionalidade: EUA ➨ Número de temporadas: 1 (mas 2ª já foi confirmada, com lançamento previsto ainda para 2021) ➨ Episódios por temporada: 8 ➨ Lançamento: 2019

5. Hart of Dixie Hart of Dixie (divulgação) A comédia dramática acompanha a história da Dra. Zoe Hart, uma médica recém-formada que acaba aceitando o convite de um estranho e vai morar no Alabama. A virada em sua vida se dá após perder uma bolsa de estudos em Nova York, por acharem que ela trata os pacientes como objetos e não pessoas.

Porém, a vida na pequena cidade de Bluebell não é tão simples assim. Além de ter problemas com o outro médico da cidade, Zoe ainda percebe que de pacata Blueball não tem nada. Trabalhando em uma pequena clínica do local, ela precisa aprender a lidar com diferentes tipos de crenças e seres humanos.

Lá, ela encontra não apenas um caminho para o seu autoconhecimento e para a vida que descobre querer levar, mas também conhece mais sobre seu passado e entende melhor a relação conturbada existente entre ela e seus pais.

A série, que marcou o retorno da atriz Rachel Bilson – a Summer de The O. C. – para o mundo da televisão, foi cancelada na sua quarta temporada (apesar da boa recepção), recebendo o seu final fechado.

➨ Duração por episódio: 42 min ➨ Gênero: Comédia Dramática, Romance ➨ Nacionalidade: EUA ➨ Número de temporadas: 4 (finalizada/cancelada) ➨ Episódios por temporada: 22 ➨ Lançamento: 2011