A crítica de arte também é um ramo da literatura

césar romero
04.03.2019, 05:00:00

A crítica de arte também é um ramo da literatura

As primeiras manifestações escritas sobre obras de arte e artistas, vem da Grécia antiga, com Duride Di Samo no século IV a. C.

A crítica de arte surgiu como argumentação, pensar ordenado no século XVIII, quando no fervor de manifestações artísticas e importância da imprensa escrita.

No Brasil, o primeiro crítico foi Gonzaga Duque (1863-1911). Antes, os escritos eram apenas descrições. Gonzaga Duque deu ao Brasil, textos reflexivos, sobre a arte e sua utilidade. Em nosso país, como profissão específica a atividade se deu com a criação da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) em 1949 ligada a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) fundada no ano anterior em Paris. O crítico de arte passou a ser um especialista. Este ano, a ABCA completou 70 anos de fundação e tem 180 associados.

As associações de classes são imprescindíveis para a cidadania. O fazer crítico está no campo da produção do conhecimento, convivência e troca de saberes. A ABCA, através de seus profissionais, foi responsável pela criação da Bienal Internacional de São Paulo.

A crítica de arte não é uma ciência. Tem seus sinais e sintomas, que dá legitimação, espaço e método, para seu exercício.

A crítica de arte já começa com uma contradição, traduzir para o verbal ou escrito o que é expressão visual. Aí surge a possibilidade do Crítico Inventor, gerar uma nova meditação para o produto artístico e estabelecer pontes de contato entre a obra realizada e público. Necessário análises bem fundamentadas e critérios aos juízos de valor. Perder a credibilidade é uma pesada vergonha, que custa ao indivíduo a aversão social e histórica.

Ao Crítico Pragmático, cabe curadorias, participar de júris de seleção e premiação, congressos, seminários, debates, formação de acervo particulares ou de instituições, interlocuções com artistas, acompanhamento de carreiras, pesquisas e organização de contextos.

A filosofia, sociologia, antropologia, historiografia, pedagogia, psicologia, literatura, contribuem na interpretação da arte. A crítica de arte em sua maior extensão se dá pela palavra enquanto ação. Fixando em catálogos, livros, revistas e jornais, envolvendo o público num ritual de ideações e visibilidades. Buscando a formação de um pensar reflexivo, de um olhar diferenciado para o sensível.

A crítica de arte também é um ramo da literatura. O texto crítico finalizado pode ser obra de arte autônoma.

O trabalho do crítico é buscar estratégias de comunicabilidade, apoiado nos fundamentos das ciências humanas. Despertar sentimentos e ativação dos órgãos dos sentidos.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/testemunhas-das-mortes-misteriosas-de-maragogipe-serao-ouvidas-nesta-quarta-20/
Vítimas foram assassinadas em três segundas-feiras seguidas, há sete meses
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/procon-quer-que-empiricus-explique-propaganda-e-fortuna-de-bettina/
Empresa tem 48 horas para apresentar documentos que compravam a veracidade do que foi anunciado, com a demonstração da evolução financeira da atriz/depoente
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-que-ja-se-sabe-sobre-vingadores-ultimato/
O terceiro trailer do filme, lançado na última semana, revelou novos detalhes do figurino dos heróis e mostrou cena inédita da Capitã Marvel
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-conhece-bettina-milionaria-de-22-anos-foi-o-assunto-da-semana-nas-redes-sociais/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netflix-divulga-teaser-de-terceira-temporada-de-stranger-things/
3ª temporada de Stranger Things chega à Netflix em julho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-presenteia-trump-com-camisa-da-selecao-e-fala-sobre-comercio/
Na Casa Branca, presidentes também discutem temas como crise na Venezuela e entrada na OCDE
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-em-salvador-a-lider-religiosa-makota-valdina/
Enterro será às 15h30, no Cemitério Jardim da Saudade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ha-muita-fake-news-no-brasil-diz-bolsonaro-a-emissora-americana/
Presidente foi questionado sobre investigações do caso Marielle Franco
Ler Mais