A democracia vale a pena. O Bahia comprova

miro palma
11.04.2018, 05:00:00
Atualizado: 11.04.2018, 08:01:56

A democracia vale a pena. O Bahia comprova

Constatamos a cada dia que o futebol é um reflexo da nossa sociedade. Em tempos complicados como esse em que vivemos, falar de democracia se torna ainda mais importante. E não há como conectar democracia e futebol sem falar do Bahia. 

O tricolor baiano conquistou a duras penas o direito de escolher seu presidente e conselho deliberativo e, principalmente, de se libertar de gestões que envenenaram o clube e o mergulharam em uma década de trevas.

O exemplo é pertinente não só pela conquista em si, mas pela forma como ela se deu: através da torcida. Se “demos” é povo e “kratos” é poder em grego – civilização que deu origem a essa palavra em questão –, nada mais essencial do que ter na torcida a maior força nessa revolução política do clube. E assim foi. O Bahia voltou a ser de seus torcedores pelas mãos dos mesmos.

E como prova de que é na democracia que encontramos a nossa melhor forma enquanto seres coletivos, o microcosmo tricolor viveu um renascimento após a intervenção judicial, em 2013, e as eleições diretas que se sucederam. 

Trocou um endividamento vertiginoso por contas em dia e a posse do Fazendão e da Cidade Tricolor; trocou vendas e contratações suspeitas pela credibilidade de um time que pode comprar jogadores como vai fazer com Marco Antônio, por exemplo, e fazer vendas lucrativas como a de Bruno Paulista, que rendeu mais de R$ 11 milhões; trocou, também, o jejum de uma década sem títulos por quatro títulos nos últimos quatro anos; trocou, ainda, os sacos de lixo em que guardavam as taças de gloriosas conquistas como as dos campeonatos brasileiros de 1959 e 1988 – como revelei em matéria do CORREIO em setembro de 2013 – pelo crescente respeito à marca e ao escudo do Bahia em âmbito nacional.

Arrumar a casa não é fácil e o retorno das mudanças não é sentido de uma hora para outra. Mas, ele chega. E o Bahia hoje vive, provavelmente, seu melhor período desde que foi retirado da lama. No ano passado, fez a melhor campanha de sua história nos pontos corridos. Sonhou até com uma vaga nas Libertadores, com chance até a última rodada. Este ano, além de vencer o Campeonato Baiano, é o favorito ao título da Copa do Nordeste e vai entrar na Copa do Brasil direto nas oitavas de final, graças à conquista do Nordestão em 2017.

Nem tudo são flores e ainda há muito que melhorar, mas o clube tem um modelo organizado e competitivo. E, principalmente, tem transparência, tem em sua torcida a vigilância e, nas suas mãos, o poder do voto. Ainda não é o time dos sonhos, fato. Faltam reforços para levar o Bahia a um bom resultado no longo Campeonato Brasileiro, porém, nem de longe vive o pesadelo que viveu e que agora vê se repetir com o rival e suas sucessivas más administrações.

Erros irão acontecer, afinal, o futebol não é uma ciência exata. Entretanto, não podemos nunca, em hipótese alguma, menosprezar o avanço da democracia. E se o futebol é mesmo esse espelho social, que os reflexos positivos que estamos vendo através do Bahia possam nos contagiar também enquanto cidadãos.

*Miro Palma é subeditor do Esporte e escreve às quartas-feiras.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/girassol-whindersson-nunes-e-priscilla-alcantara-lancam-musica/
A música já está disponível em plataformas digitais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/carolina-ferraz-diz-que-nao-vai-mais-atuar-em-novelas/
Ela diz que vai continuar atuando em filmes e minisséries
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ufrb-aluno-diz-que-recusou-prova-de-professora-negra-por-questao-de-energia/
Vídeo mostra Danilo com mala e sacola conversando com delegado e professor na Rodoviária de Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/meu-deus-do-ceu-mataram-morador-gravou-morte-de-suspeito-de-assalto/
Comparsa foi agredido; população evitou roubo de carro na Ribeira
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vencedor-do-festival-de-berlim-synonymes-estreia-em-salvador/
Longa-metragem narra história de um soldado israelense que foge para Paris
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspense-em-familia-a-moda-de-agatha-christie/
Com três indicações ao Globo de Ouro, Entre Facas e Segredos revive o velho e bom clima de “quem matou?”
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/estudante-acusado-de-racismo-tentou-usar-cota-para-entrar-na-ufrb/
Ele teve o pedido negado, mas tentou recurso para conseguir vaga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/estudante-e-hostilizado-em-residencia-vamos-ver-com-quantos-paus-se-mata-um-racista/
Caso ocorreu na residência universitária onde morava o estudante que se recusou a receber prova de professora negra
Ler Mais