A terra tremeu na Bahia! Mas isso é mais comum do que você pensa

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) O Que A BA Quer Saber
  • O Que A BA Quer Saber

Publicado em 31 de agosto de 2020 às 06:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

20 dias depois, a terra voltou a tremer na Bahia. E dessa vez, numa intensidade ainda mais forte, com relatos de pessoas que sentiram o tremor desde o Sul do estado até Salvador. E é claro, tudo isso assusta e gera curiosidade.

Mas, como já foi dito nesse podcast, a terra tremer na Bahia é algo bem mais comum do que você imagina. Estamos numa região sismogênica, ou seja, o Recôncavo é um dos locais mais propensos a tremores no Nordeste brasileiro.

Escolha o seu aplicativo favorito para ouvir o nosso podcast:

Para ouvir no Deezer, clique aqui. Para ouvir no Spotify, clique aqui. Para ouvir no Apple Podcasts, clique aqui. Para ouvir no Google Podcasts, clique aqui. 

De qualquer forma, esse foi um sismo importante, de 4.6 na escala Richter, bem maior do que é geralmente registrado. Mas o diferencial é que ele foi raso: seu epicentro estava a 10 km da superfície. Por isso, foi possível senti-lo em quase todo o litoral.

Para explicar melhor, ouvimos o géologo Carlos César Uchoa de Lima, especialista em sismos, que explicou em detalhes como e por que os terremotos na Bahia são mais comuns do que imaginamos.

Você também pode ouvir no player abaixo ou fazendo o download:

>> Clique aqui para ouvir o podcast anterior sobre tremores na Bahia

QUE PODCAST É ESSE? O que a Bahia Quer Saber é uma produção diária do CORREIO. Nele, trazemos sempre programas temáticos, debatendo algum conteúdo extremamente local - ou seja, um assunto que interessa direamente à vida de quem mora em Salvador e na Bahia.

MAS O QUE É PODCAST? É um programa de áudio igualzinho a um de rádio, mas que você pode ouvir quando, onde e como quiser - pulando, pausando ou adiantando os trechos, se preferir. Basta ter um aplicativo de músicas (como Spotify), um aplicativo para podcasts (do Google ou da Apple) ou simplesmente dar o play na janela acima.

>> Clique aqui para ver episódios anteriores do O Que a Bahia Quer Saber