ACM Neto anuncia reabertura de cinemas e teatros em Salvador

A venda de ingresso será apenas online e serão oferecidas até duas poltronas vizinhas na mesma compra.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2020 às 10:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O prefeito ACM Neto anunciou novas mudanças no processo de reabertura da cidade após o isolamento por conta da epidemia do novo coronavírus. Segundo anúncio inicial, a terceira fase iria permitir o funcionamento de cinemas, teatros e do Centro de Convenções a partir da segunda-feira (14). Mas os cinemas de Salvador voltam mesmo a funcionar a partir de quinta-feira (17). Eles poderão funcionar todos os dias, das 12h às 23h. Serão liberados apenas 100 frequentadores por sessão.

A venda de ingresso será preferencialmente online e serão oferecidas até duas poltronas vizinhas na mesma compra. Os cinemas terão que ter duas poltronas de distância para cada cadeira ocupada, com sinalização de quais assentos não podem ser utilizados - estes deverão estar com fitas ou faixas anunciando a interdição do uso.

Outra mudança no funcionamento é que os filmes 3D estão proibidos, já que essa modalidade exige o uso de óculos reutilizáveis por clientes. O uso de máscara será obrigatório do início ao fim do filme e, além disso, as salas terão que ser higienizadas antes de cada sessão. O novo protocolo também prevê 20 minutos de intervalo entre as sessões para haver higienização adequada.

A venda de pipoca e demais lanches poderá ser liberada, mas haverá novas regras: os lanches só poderão ser consumidos dentro das salas. 

Salas vazias: veja como foi o último dia dos cinemas antes do fechamento pelo coronavírus

Teatro Assim como os cinemas, os teatros poderão reabrir as portas. Os espaços poderão funcionar com horário livre, mas será preciso uma hora de intervalo entre uma sessão e outra. O limite máximo é de 100 pessoas por espetáculo e também serão liberadas no máximo duas poltronas juntas no ato da compra, que deve ser preferencialmente digital. 

Assim como no cinema, deverá haver um distanciamento mínimo de duas poltronas entre aquelas que puderem ser utilizadas. Os assentos que não puderem ser usados precisam ser identificados e isolados.

Quem quiser curtir as peças, também deverá usar máscara durante todo o espetáculo - os artistas têm permissão para não fazer uso da proteção facial durante as apresentações, desde que respeitado o distanciamento mínimo de cinco metros para o público. Também haverá aferição da temperatura do público na entrada. Visitas ao camarim dos artistas antes e após a apresentação estão proibidas.

Durante os anúncios, o prefeito ACM Neto explicou o porquê de avançar na retomada de mais atividades nessa terceira fase de reabertura das atividades econômicas de Salvador."Os resultados de Salvador no combate ao novo coronavírus têm sido excelentes nesses seis meses de medidas contra a doença. Quando anunciamos a reabertura de alguma atividade é porque temos plena convicção de que isso pode acontecer com segurança. A taxa de ocupação das UTIs, por exemplo, tem reduzido continuamente e já está abaixo de 40%", disse ACM Neto. Centro de Convenções Os centros de convenções e eventos terão horário e dias livres de funcionamento. Será obrigatória a organização do fluxo de movimentação, para evitar cruzamentos entre as pessoas e aglomerações. O uso de máscaras será obrigatório, inclusive para apresentadores e palestrantes. Ficam proibidas feiras e similares. 

A capacidade de ocupação é de uma pessoa a cada seis metros quadrados, com limite de 100 por salão de evento, sempre respeitando o distanciamento mínimo de 1,5m entre os cidadãos. A medição de temperatura deverá ser feita na entrada. O credenciamento de expositores, palestrantes e todos os demais participantes das convenções e eventos deverá ser feito de forma prévia e virtual. 

A autorização será apenas para seminários, congressos e outros eventos em que as pessoas ficam sentadas e podem manter o distanciamento. As casas de espetáculo estão liberadas para funcionar, mas os show continuarão proibidos. 

Durante a montagem e desmontagem das estruturas dos eventos, deverão ser garantidos o afastamento mínimo e o uso de máscaras e EPIs pelos empregados.

Reaberturas Essa fase vai ampliar para 50% a ocupação dos salões de beleza e academias, antes era apenas 30%. Os horários de funcionamento desses estabelecimentos poderão ser extendidos das 19h para as 20h.

As cantinas e lanchonetes de academias já poderão reabrir.