ACM Neto critica manifestações antidemocráticas: 'Atos criminosos'

Prefeito também criticou postura do presidente Jair Bolsonaro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2020 às 13:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Valter Pontes/Arquivo Secom

Presidente nacional do DEM, o prefeito ACM Neto repudiu nesta segunda-feira (1º) manifestações antidemocráticas que voltaram a acontecer no final de semana, pedindo fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso. Mascarados com tochas na mão chegaram a fazer um ato em frente ao STF. 

"Eu sempre defendi o direito das pessoas se manifestarem. Eu acho que quem quer ir para a rua pode ir para a rua. Quem quer pregar a sua ideologia pode pregar, deve ter liberdade para falar o que pensa mesmo. Eu nunca fui uma pessoa insensível às críticas, porém a gente percebe que tem muita gente passando do limite e o que a gente viu acontecer no final de semana, em alguns casos, foi isso", afirmou."Pessoas encapuzadas. Pessoas com tocha nas mãos. Pessoas defendendo agressões ao Supremo Tribunal Federal. Pessoas defendendo intervenção militar. O Brasil não tem condições de estar vivendo isso, e é uma extra insensibilidade com os milhares de mortos, e com as famílias que estão sofrendo nesse momento", diz, lembrando a pandemia que o país enfrenta.Neto também criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que voltou a ir ao encontro dos manifestantes, pasasndo no meio deles a cavalo depois de sobrevoar o local. "Tudo fica ainda mais difícil quando a gente vê o presidente adotar esse tipo de postura e promover aglomeração, desrespeitar as medidas de proteção à vida, e desconsiderar as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Para piorar tudo vêm os radicais, afirmou.

Ele citou especificamente o ato do grupo autodenominado 300 do Brasil, que faz acampamento em Brasília e levou tochas para frente do STF. "Eu vi cenas nesse final de semana de pessoas aqui, no Brasil, fazendo manifestação usando padrões parecidos com o que aqueles racistas dos EUA fazem. Uma coisa inacreditável", diz.

Por fim, o prefeito citou confronto entre os dois grupos de manifestantes que acontecu na Avenida Paulista, em São Paulo. "Para piorar, a gente viu ontem aquelas cenas de conflito entre pessoas que defendiam a democracia contra o outro lado que estava ali defendendo intervenção de direita. Isso é um absurdo. É inaceitável. Está passando de todos os limites. Além do mais, qualquer coisa que signifique agressão física, enfrentamento físico, nada disso pode ser tolerado. Então, fica aqui o meu repúdio como cidadão, mais do que como presidente do Democratas ou prefeito de Salvador, o meu repúdio como cidadão a esses radicais insensíveis, a essas pessoas que são criminosas. O que nós estamos vendo é a pratica de atos criminosos por parte desses radicais, principalmente radicais de direita que não têm nenhuma sensibilidade com a vida humana, e tem coragem de fazer essas barbaridades que nós estamos vendo em Brasília, em São Paulo, no Rio e em outros lugares do Brasil", diz.